TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Educação Especial

Por:   •  14/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÄO ESPECIAL

CURITIBA

2019


ANA PAULA VIEIRA FALACI

ADRIELE APARECIDA VIEIRA

Campus Rebouças

Quinto Período

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÄO ESPECIAL

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pela UNIOPET.

                                                                                  Coordenadora: Profª. Vanusa Emília Borges.

                                                                                  Orientadora: Profª. Evellyn Ledur da Silva.

CURITIBA

2019

OS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Eixo: Praticas para Educação Especial – Interação Social. 

FALACI, Ana Paula Vieira

VIEIRA, Adriele Aparecida

SILVA,Evellyn Ledur da

A inclusão social e os direitos humanos são expressões de justiça social e fundamentam-se nos princípios de uma sociedade democrática, e na compreensão da diversidade humana é concebida com ‘’[...] o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas gerais, pessoas com necessidades especiais’’ (SASSAKI, 1997, P.41).  

Sendo assim a educação é essencial para o desenvolvimento humano, assim como o exercício da cidadania e na inserção dos diferentes meios e culturas.

Pensar em uma educação inclusiva de qualidade para uma pluralidade de alunos com jeitos e personalidades discrepantes, todos imersos em uma sala de aula, convivendo uns com as singularidades dos outros, pode-se dizer que se configura como um desafio ao professor.

         O jogo é um recurso que propicia o professor a trabalhar na construção da aprendizagem, e não somente isso, mas como também melhorar a qualidade física do aluno.

  O jogo é um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa, se materializa como instrumento facilitador na construção da aprendizagem, uma vez que habilidades como raciocínio, memória, domínio de cálculo, operações matemáticas básicas de distância, volume, peso, noções de sequência, além de se melhorar a qualidade física do aluno, como respiração, tônus muscular, agilidade física e de raciocínio. ( KISHIMOTO, 1996,p.36)

A inclusão na escola seria, então, o processo pelo qual a própria escola adapta-se, transformando-se para poder inserir em suas classes regulares crianças e jovens portadores de necessidades educativas especiais que estão em busca de seu pleno desenvolvimento e exercício da cidadania.

1. JUSTIFICATIVA

Ocorreram muitas conquistas históricas, hoje aos poucos as crianças vão conquistando seu espaço na sociedade. Portanto o professor precisa ser capacitado para oferecer um atendimento especializado, as atividades devem ser acessíveis e atender as competências e habilidades do estudante. 

Através dos jogos e brincadeiras desenvolve - se na criança várias habilidades como a atenção, memorização, interatividade, comunicação, abstração e compreensão de mundo que o cerca. No ambiente de uma escola inclusiva, é de fundamental importância para a interação, abstração, pois estas atividades instigam a capacidade cognitiva do aluno, desenvolvendo habilidades comunicativas, aumenta a motivação, além de propiciar relações interpessoais.

De acordo com Raiça, Prioste e Machado (2006, p.41),

“falar em educação inclusiva é, acima de tudo, proclamar os direitos humanos e universais, que prega que a educação de qualidade deve ser acessível a todos; é convidar a comunidade escolar a refletir sobre os próprios valores e paradigmas, considerando a diversidade como cenário cultural onde os princípios democráticos devem efetivar-se”.

Dessa forma, para que isso possa ocorrer é necessária uma articulação sólida além do compromisso entre as várias instâncias responsáveis pela promoção desse tipo de projeto, tais como governo, escola e família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (232 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com