TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Educação Infantil

Por:   •  19/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula

  1. IDENTIFICAÇÃO

Disciplina/ Área do conhecimento: Formas geométricas
Ano/série: Maternal I

  1. CONTEÚDO DA AULA

 Matemática

  1. COMPETÊNCIA

Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

  1. OBJETIVOS

-Mostras que as formas geométricas estão presentes no ambiente em que vivemos e que fazem parte do nosso cotidiano;
-Nomear e distinguir as formas geométricas (circulo quadrado, retângulo e triangulo);
-Desenvolver o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade;
-Realizar um desenho a partir de elementos dados;
-Identificar as formas geométricas planas ao realizar uma dobradura.

  1. SÍNTESE DO ASSUNTO

[...] a geometria a ser desenvolvida na Educação Infantil não pode ser a geometria estática do lápis e papel apenas, nem ao menos estar restrita à identificação de nomes de figuras. É necessário pensar uma proposta que contemple, simultaneamente, três aspectos para seu pleno desenvolvimento: a organização do esquema corporal, a orientação e percepção espacial e o desenvolvimento de noções geométricas propriamente ditas (SMOLE, 1996. p.106)

[...] à medida que a criança vai crescendo, começa a perceber-se em seu ambiente de vivência, deparando-se com vultos, as formas e os tamanhos dos objetos [...] Quando começa a andar amplia-se o círculo de interação com os objetos que a rodeia, aumentando a percepção das formas, das relações de tamanho, semelhanças e diferenças (CASCAVEL, 2008. p. 227).

As primeiras experiências das crianças são geométricas e espaciais, ao tentarem compreender o mundo que as rodeia, ao distinguirem um objeto de outro, (...). Aprendendo a movimentar-se de um lado para o outro, estão a usar ideias espaciais e geométricas para resolver problemas. Esta relação com a geometria prossegue ao longo da vida (FONSECA, 2002, p. 73).

  1. DESENVOLVIMENTO DA AULA

 No primeiro momento irei me apresentar como aluna do curso de pedagogia, que estou fazendo o estágio supervisionado: educação infantil. Irei apresentar o tema formas geométricas, assim iniciando a aula.
Começarei apresentando o círculo, mostrando que ele é redondo e não tem lados. Vou mostrar alguns objetos que tenho na minha casa como bolacha, tampa de pote, rolo de papel, roda de ônibus e cantar a música (o ônibus – Xuxa).
Na primeira atividade vou pedir para que peguem uma massinha e façam um círculo do jeito que conseguirem. Na segunda atividade pedirei para que peguem uma folha e um copo e desenhem vários círculos na folha e depois pintem todos os círculos.
A próxima forma é o quadrado irei apresentar e mostrar que ele tem quatro lados e são todos iguais. Vou mostrar alguns objetos como caixa, tampas, potes, guardanapos.
Na primeira atividade pedirei para que recortem um quadrado (com auxilio da professora) e colem em uma folha e depois completem desenhando braços, pernas e o rosto. Na segunda atividade pedirei para que peguem palitos de picolé e colem em uma folha e quando secar fazer um desenho bem colorido dentro, podendo recortar as pontas da folha depois.
Seguimos com o retângulo que tem quatro lados, porém, eles não são iguais, irei apresentar e mostrar alguns objetos como caderno, notebook, celular, borracha, controle.
Na primeira atividade pedirei para que façam um retângulo com massinha. Na segunda atividade pedirei alguns pedaços de folha colorida picada e eles terão que ir colando os papéis em todo o formato desenhado na folha.
Por último apresento o triangulo que tem três lados, com três pontas, irei apresentas alguns objetos como casquinha de sorvete, telhado de uma casinha, vela de barco.
Na primeira atividade iremos fazer uma dobradora de chapéu de soldado, irei ensinar o passo a passo e depois cantar a música (o meu chapéu tem três pontas). Na segunda atividade dar uma folha com um triângulo desenhado e pedir para que completem o desenho usando a imaginação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com