TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula de Artes

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Ana Luiza Mendes – RGM: 17602572

Nome: Tauany Nascimento – RGM: 17745721

PLANO DE AULA

Tema: Cultura Afro.

Assunto: Boneca Abayomi.

Faixa Etária: 8 Anos.

Características da faixa etária:

Piaget: Segundo o Estágio de Desenvolvimento Cognitivo – Operações concretas (7 a 11/12 anos); a partir dessa atividade, desenvolveremos o pensamento lógico onde o aluno já possui capacidades para realizar operações mentais, pois compreende que existem ações reversíveis (percebe que é possível transformar o estado de um objeto, sem que todo o objeto mude, e depois reverter esta transformação, voltando ao estado inicial – Assim como a confecção da Boneca Abayomi).

Henbri Wallon: Integração – entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva, e motora na constituição de cada aluno. O aluno será visto como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, cujo desenvolvimento se dá na integração de seu aparato orgânico com o meio, predominantemente o social.

Gallahue: Os alunos nessa etapa, já em um estágio maduro, possuem um desenvolvimento de atividades motoras complexas. As habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são refinadas, combinadas e elaboradas para uso em situações crescentemente exigentes.

Quantidade de alunos: 35 alunos.

Duração: 50 minutos.

Local: Sala de aula

Material / Recurso: Livro Histórias da preta. Para a confecção utilizaremos retalhos de tecidos, tesoura e fita métrica.

Objetivo específico:

5º Promover o diálogo para conhecer acerca do tema “Afrodescendente”. Conceitual Cognitivo

2º Conhecer duas narrativas do livro “Histórias da Preta”. Conceitual Cognitivo

3º Identificar a partir da história os valores que cada um possui perante a sociedade. Conceitual Afetivo

1º Conhecer um dos símbolos da cultura Afro – Abayomi Conceitual Cognitivo

4º Confeccionar a boneca Abayomi Procedimental Psicomotor

Objetivo Geral:

Promover a reflexão Atitudinal Cognitivo

Valorizar o pluralismo cultural Atitudinal Afetivo

Apreciar a leitura Atitudinal Procedimental

Conteúdo:

Observação: Organização da sala de aula.

1º Etapa – Organizar a turma em uma roda de conversa.

2º Etapa - Sondar os alunos sobre o que conhecem sobre os escravos que vieram da África para o Brasil, trazendo para a sala uma breve discussão sobre o assunto em questão.

3º Etapa - Os alunos receberão uma folha com duas breves narrativas que contém no livro “Histórias da preta”, uma tem o título de “Os invisíveis” e a outra, “Um jeito de olhar”.

4º Etapa - Após a leitura coletiva conversaremos sobre o significado de cada história e o que podemos acrescentar como lição para a vida em sociedade.

5º Etapa – Distribuir o material e ensinar como confeccionar as bonecas. Cada aluno deverá presentear a Boneca Abayomi com amigo de classe de sua estima.

Avaliação: O objetivo é diagnosticar, verificar (Alimentando a Avaliação Formativa e Somativa/Classificatória) levantando pontos fracos e fortes dos alunos, buscando identificar os conhecimentos adquiridos bem como as dificuldades que cada educando venha apresentar sobre a contextualização do símbolo da cultura Afro abordado nessa atividade (Boneca Abayomi) prestando-se à comparação de resultados obtidos de acordo com o rendimento de cada aluno visando também a atribuição de notas.

Metodologia

A metodologia aplicada é da autora Ana Mae Barbosa que procura englobar inúmeros pontos de ensino/aprendizagem ao mesmo tempo, entre os principais estão: leitura da imagem, objeto ou campo de sentido da arte (análise, interpretação e julgamento), contextualização e prática artística (o fazer), o que se adéqua a proposta de nossa atividade onde envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre o tema abordado, proporcionando para o fazer artístico uma vivência durante toda a produção tornando o processo de ensino/aprendizagem completo e significativo para os alunos aplicando os conceitos procedimentais, cognitivos e atitudinais com a prática social, permitindo que os alunos sejam críticos, protagonistas e criadores.

Justificativa

De acordo com nossa faixa ataria, o aluno encontra-se na fase Operatória Concreta de Piaget e Categorial de Wallon, nas quais se adquire o desenvolvimento cognitivo, isto é, pensamento lógico, o objetivo e a diferenciação mais nítida entre o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com