TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ensino Escolar

Por:   •  22/11/2018  •  Artigo  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE ENSINO

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SANTANA PROFESSORA MARIA SALOMÉ GOMES SARES – CEPSPMSGS/SEED/AP

ESCOLA REMOTA:

E.E EVERALDO DA SILVA VASCONCELOS JUNIOR

CURSO

TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO

EIXO

SEGURANÇA

NATUREZA DO CURSO

TÉCNICO

COMPONENTE CURRÍCULAR

ERGONOMIA

CARGA HORÁRIA

40 Horas

II PERFIL DO PROFISSIONAL

PROFESSOR:

VALÉRIA ARAÚJO MARQUES

FORMAÇÃO:

BACHAREL EM ARQUITETURA E URBANISMO

III EMENTA

Princípios que norteiam a prevenção em segurança do trabalho. Trabalhador x produtividade. Posto de trabalho e relação relações sociais. Tempo e ritmo de trabalho. Cargas físicas, mentais e psíquicas ergonomia e projeto. Norma regulamentadora 17, normas ABNT 5413.

IV OBJETIVOS

Formar profissionais capazes de analisar, planejar e propor melhorias para o ambiente de trabalho, de acordo com as necessidades dos usuários, voltado principalmente para a realidade regional norte, visando clima e atividades econômicas. Solucionando problemas, baseando-se no desenvolvimento critico/analítico e criativo de acordo com diferentes meios e processos disponíveis no local de aplicação.

V COMPETÊNCIAS

Noções sobre doenças ocupacionais dos pontos de vistas das formas de aquisição, dos sintomas, do diagnóstico e dos cuidados necessários tanto em termos de prevenção quanto de treinamento. Noções da relação entre trabalho e doença – nexo causal. Compreender a relação tarefa e atividade, visando à concepção de situações de trabalho que equacionem critérios de saúde do trabalhador e de produtividade do sistema produtivo. Interpretar o conteúdo do trabalho, tomando como base: a distribuição do trabalho, execução das tarefas, relações sociais e o posto de trabalho. Analisar normas de produção, modo operatório, exigência de tempo, determinação do conteúdo do tempo, ritmo de trabalho e o conteúdo das tarefas. Identificar carga física, mental e psíquica nas tarefas realizadas na organização. Estruturar e desenvolver avaliação ergonômica nos ambientes de trabalho. Reconhecer as características psicofisiológicas dos trabalhadores e a natureza do trabalho.

VI HABILIDADES

Verificar condições de trabalho que possuem relação direta com doenças ocupacionais. Estimular a prevenção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores. Aplicar princípios ergonômicos no projeto do trabalho. Desenvolver comitê de ergonomia. Executar procedimentos técnicos que contenham controles mitigadores para ações potenciais de acidente do trabalho e doenças do trabalho e ocupacionais. Estabelecer e manter sistemas de observação de comportamento. Avaliar condições de trabalho através de instrumentos como questionários, entrevistas, observações, filmagens e descrições. Elaborar pareceres técnicos. Executar procedimentos Técnicos que evitem patologias geradas por agentes ambientais.

VII BASES TECNOLÓGICAS

Noções de anatomia e fisiologia do corpo humano. Noções de biomecânica dos movimentos. Lesões por esforços repetitivos – LER. Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT. Manual de Doenças Relacionadas ao Trabalho - Ministério da Saúde. Noções de estresse e fadiga física e mental. Conceitos de trabalho, tarefa, atividade, variabilidade, carga de trabalho e regulação. Metodologia de análise ergonômica do trabalho. Técnicas de observação. Técnicas de filmagem. Técnicas de análise de discurso. Programação neurolinguística. Métodos e técnicas de análise de variáveis em ergonomia: Absenteísmo, turn-over e afastamentos e Indicadores pessoais (idade, sexo, alturas, uso dos sentidos). Métodos e Técnicas para a Análise da Atividade. Ergonomia e Projeto. Programa de Ergonomia nas Empresas. Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia. Norma ABNT 5413 – Iluminância de Interiores

VIII RECURSOS DIDÁTICOS (elencar também todos os materiais que serão utilizados no laboratório)

  • Quadro Branco;
  • Pinceis: preto, azul e vermelho;
  • Datashow;
  • Apostilas.

IX METODOLOGIA DE ENSINO

  • Aula expositiva-dialogada - Utilização de audiovisuais (vídeos explicativos), Slides.
  • Leitura dirigida
  • Estratégia phillips 66 - Resolução de problemas;

X AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Atividades teóricas individuais e/ou em equipe
  • Participação nas atividades em sala de aula (resolução de problemas em situações hipotéticas)

XI REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FIGUEIREDO, Fabiana; MONTALVÃO, Claudia. Ginástica laboral e ergonomia. Editora Sprint.

BELLUSCI, Silvia Meireles. Doenças Profissionais ou do Trabalho. SENAC, 2001.

Santana AP, ______/________/_________.

[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (574.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com