TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zooterapia no ensino escolar

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Novo Hamburgo – RS

Geografia – Licenciatura

Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem

Redes Sociais e Comunicação

Cleto José Hubner Filho

RA 2834311748

Desafio Profissional

Zooterapia no Ensino Escolar

Tutora: Glaucinei Dutra Galvão

Novo Hamburgo – RS

24/09/2015

Introdução

A Zooterapia tem que ser fomentada por bases sólidas que garantam seus critérios de eficiência naquilo que se deseja executar. Então, é de extrema importância que os animais sejam adequados para as atividades propostas e não simplesmente pets que promovam a diversão das crianças. Acima disso, deve-se garantir a segurança dos procedimentos e evitar surpresas no decorrer das atividades.

No Brasil, é muito comum o uso de cães e gatos para as atividades nas escolas, embora até hoje apenas a equoterapia seja reconhecida cientificamente como prática zooterapêutica, especialmente correlacionada à área da saúde. Ainda assim, as mais diversas espécies animais podem ser utilizadas para tal fim, desde que correspondam às características necessárias à interação com as crianças, uma vez que a criança exacerba a necessidade do contato. Assim sendo, o animal zooterapeuta deve ser calmo, estar adaptado ao convívio e à interação com as pessoas e outros animais, permitir o toque e o manejo, não manifestar reações inesperadas, não se estressar facilmente, dentre outros. Além disso, ele deve passar por um controle microbiológico, evitando a transmissão de zoonoses, estar sadio e higienizado e manter acompanhamento veterinário periódico.

Deve-se atentar ao fato de que as necessidades do animal quanto ao seu bem estar não devem ser ignoradas, uma vez que o sucesso da prática se dá de acordo com a participação do mesmo. Sendo assim, é de suma importância cuidados com o animal em questões como alimentação, fornecimento de água e descanso, quando necessário e respeitar as necessidades fisiológicas do animal, administrando para que o mesmo não precise conter-se durante as práticas e permaneça a vontade durante os procedimentos.

Desenvolvimento

Passo 1

Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/16239-animais-tambem-podem-ser-terapeutas-e-ajudar-no-tratamento-de-doencas/#carousel-galeria

Objetivos da terapia assistida

por animais na página

pesquisada

Mostrar que diversos problemas infantis podem ser melhorados através do convívio com animais.

Principais comentários dos

internautas em relação à

terapia assistida por animais

Segundo Marcia Telles da USP – Universidade de São Paulo; Sou muito estressada por causa da minha profissão. Quando chego em casa e sou recebida pelos meus cães, toda essa angústia vai embora. É incrível o amor que eles têm e o afeto que dão.

Segundo Francisco Rodrigues de Macapá; O interesse é para ajudar a esposa que tem depressão e tem conseguido bons resultados.

Principais benefícios, riscos

ou dificuldades na aplicação

da terapia assistida por

animais

Temos mais benefícios do que riscos ou dificuldades. O convívio com animais deixa as crianças hiperativas mais calmas, e faz com crianças autistas apresentem diminuição nos comportamentos negativos, como isolação, agressividade e alienação.

Passo 2

Mapeamento do perfil da turma

Nome da escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio

Série: 3º do fundamental

Número de Alunos: 23

Meninos: 10

Meninas: 13

Descrição do perfil da turma

A turma possui 23 alunos e suas idades variam entre 08 e 09 anos de idade, os mesmos moram nos bairros vizinhos a escola.

A maior parte do grupo de alunos desenvolve bem as atividades propostas em sala de aula, mas ainda, alguns alunos possuem dificuldades em relação à leitura e escrita. Do total de alunos da turma, 18 estão lendo e escrevendo convencionalmente, e cinco alunos estão com’ dificuldades neste aspecto. Destes, o fato da preguiça é visto como negativo no momento da leitura.

No desenvolvimento das atividades matemáticas os alunos são bem mais participativos.

Em relação à tecnologia, praticamente todos se interessam, apesar de algumas dificuldades para alguns que nunca tinham tido contato com um computador antes.

Quando não estão estudando os alunos gostam de desenhar, correr, brincar e jogar bola.

Passo 3

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Temos dois alunos que apresentam problemas comportamentais e que necessitam de intervenção pedagógica a partir do projeto da terapia assistida por animais.

A primeira aluna se chama Rafaella, têm os olhos castanhos e pele morena, mora com outros três irmãos que também frequentam a escola e tem oito anos de idade.

Relacionado às regras morais, ela é uma criança que vive agitada e na convivência com os colegas possui grande irritabilidade quando não fazem de acordo com o seu querer.

Relacionado às regras disciplinares, a Rafaella não consegue ser pontual na maior parte dos dias letivos, atrasos e faltas marcam a sua trajetória, deixa de portar o material escolar solicitado além de desrespeitar por algumas vezes o professor, colegas e funcionários da escola.

Relacionado aos hábitos, a Rafaella falta às aulas sem justificativa da família, gosta de manter aparelho celular ligado nas dependências da escola, tem uma higiene adequada e possui uma alimentação desordenada.

O segundo aluno se chama Pedro, tem olhos castanhos e pele clara, é filho único e tem nove anos de idade.

Relacionado às regras morais apresenta quadro de irritabilidade com os colegas de escola, professores e funcionários.

Relacionado às regras disciplinares, tumultua a aula com atitudes inadequadas, usa boné, capuz, touca ou gorro em sala de aula, laboratório e outros espaços físicos fechados. Pratica atos contrários aos bons costumes ou que excedam os limites de segurança e da boa educação, prejudicando o desenvolvimento de atividades escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com