TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula de ciencias

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

Sequência Didática

Faixa Etária: 3º ano ( 8 -9 anos)

Tempo: 1h30

Objetivos:

- Aprender como atravessar um palito de churrasco em uma bexiga sem que ela estoure

Conteúdos:

- Identificar que nas partes superior e inferior a superfície da bexiga é mais grossa, devido à tensão superficial naquela área ser menor.

- Identificar que no meio da bexiga a tensão é maior, sendo assim sentimos que a superfície da bexiga naquele ponto é mais lisa ou sensível.

- Compreender que ao passar óleo no palito você reduz as rugosidades do espeto deixando-o mais liso.

Procedimento (sequência das atividades):

1-A professora devera iniciar a aula com uma bexiga (cheia) e uma palito de churrasco e questionar os alunos: Se eu espetar essa bexiga com esse palito o que vai acontecer? Será que é possível espetar um palito em uma bexiga sem que ele estoure? Levantar essa discussão com os alunos e deixar que eles levantem suas hipóteses.

2-Em seguida dividir a sala em grupos de 4 a 5 alunos e pedir que discutam entre eles suas hipóteses e escolham uma que queiram aplicar, então a professora deve entregar uma bexiga e um palito de churrasco e deixar que eles mesmos testem suas ideias.

3- A professora então ira demonstrar a experiência, mas sem explica-la , e pela observação deixar que os alunos  discutam novamente e levantem outras hipóteses, nessa hora pela demonstração da professora,  provavelmente eles iram perceber que tem um ponto certo em que a bexiga deve ser espetada, mas dificilmente chegaram a conclusão de que o palito tem óleo.

4- A professora então entregara uma nova bexiga para os grupos, e pedira  para os alunos passarem o dedo sobre a parte do meio da bexiga (onde a superfície da bexiga está mais esticada) e nas partes inferior e superior (onde a bexiga é furada com o espeto), e perguntar se eles sentem alguma diferença nas superfícies destas áreas? Discuta com os alunos está questão e os ajude a concluir que nas partes superior e inferior da bexiga a superfície da bexiga é mais grossa, e isso é devido à tensão superficial naquela área ser menor. Já no meio dela a tensão é, sendo assim sentimos que a superfície da bexiga naquele ponto é mais lisa ou sensível.

5- Em seguida irá entregara uma bexiga novamente para cada grupo e pedir para que espetem a bexiga na parte superior e inferior e observarem o que acontece, as bexigas iram estourar, então a professora deve questionar os alunos será que existe mais algum detalhe a ser observado? O que mais vocês acham que deve ser feito? , pode ser que alguém levante a hipótese de ter algo diferente no palito que a professora usou, a mesma deve questiona-los do que pode ser? Se nenhum aluno chegar à resposta, a professora deve passar o palito que ela utilizou para realizar a experiência de grupo em grupo até que alguém descubra qual é a diferença. Então questionar os alunos o porquê do óleo no palito? Levantar uma discussão e auxiliar até que eles cheguem à conclusão certa, de que o óleo serve para reduzir as rugosidades do espeto e deixa-lo mais liso.

6-  Entregar uma bexiga e um palito de churrasco passado óleo para cada aluno e deixar que eles realizem a experiência.

Avaliação:

A avaliação será realizada por meio de registros de observação e participação dos alunos. Serão observados e registrados os seguintes pontos:

O aluno se interessou pela experiência?

(  ) sim   (  ) não  (  ) parcialmente  

O aluno participou das discussões propostas ?

(  ) com destreza   (  ) com dificuldade   (  ) parcialmente   (  ) não se interessou

O aluno aprendeu como atravessar um palito de churrasco em uma bexiga sem que ela estoure?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com