TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de ação

Por:   •  16/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]


PLANO DE AÇÃO
OFICINA DE BISCUIT


OBJETIVO GERAL:

Resumir em etapas o desenvolvimento de atividades, que conduzam a inserção de modelos que estabeleçam a relação entre teoria – experimento, nas experiências do ensino de Química.





METODOLOGIA:

- Separar os inscritos em grupos de cinco para a confecção dos modelos em biscuit.
- Discutir o modo de proceder através de material impresso para os grupos, na perspectiva de elucidar dentro daquilo que já conhecemos nos livros didáticos.
- Confecção de modelos centralizados nos aspectos macroscópicos, através de métodos criativos.
- Acompanhamento e finalização durante a semana pós-oficina, incentivando o interesse e atenção dos estudantes.




ESTRATÉGIAS:

Buscar a organização das atividades em turno diferente para uma maior articulação e movimentação, enfocando proporcionar maior interação social entre os discentes. A realização das atividades deverá alcançar níveis do conhecimento químico, possibilitando que os alunos exercitem suas habilidades, considerando ideias prévias.


AÇÕES SUBSEQUENTES





JUSTIFICATIVA:

As atitudes e os valores não são adquiridas como outros conteúdos do aprendizado. Embora seja possível ensinar e aprender a dimensão cognitiva das atitudes e das normas como ocorre com qualquer outro conteúdo conceitual (POZO, 1996 a).

O valor concedido a uma tarefa consiste em compreender e dar sentido ao que está se estudando. A conduta aprendida por meio de motivação deverá buscar o interesse pelo que foi aprendido e introduzi-las sempre de forma a minimizar as dificuldades de aprendizagem.

O planejamento de atividades de aprendizagem e ensino específico demandam diversas formas de conceber procedimentos e descrever experiências que contrastem explicações.


ATIVIDADES RELACIONADAS:

- Caça ao tesouro envolvendo o estudo da tabela periódica.
- Ligações Químicas
- Cadeias carbônicas.

REFERÊNCIAS:

GONDIM, M. S. C.; MÓL, G. S. Saberes populares e ensino de ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola, n. 30, p. 3-9, 2008.

POZO, Juan Ignacio.; CRESPO, Miguel, A. G. A aprendizagem eo ensino: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto alegre, 2009.

SANTOS, Emerson Izidoro. Ciência nos anos finais do ensino fundamental: produção de atividades em uma perspectiva sócio-histórica. São Paulo, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com