TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de Aula Historia e Geografia

Por:   •  14/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Tema: A ação dos homens que prejudica a natureza e suas consequências.

Público Alvo: 4ª Série do ensino fundamental

Metodologia: Aula expositiva dialogada

Finalidade da Aula: Tornar o aluno mais consciente sobre nosso meio ambiente.

1ª Aula: Iniciaremos com leituras no livro para entender como o homem começou a prejudicar o nosso planeta. Abrindo uma roda de conversas os alunos identificariam o que ainda não mudou na atitude do homem em relação ao planeta terra.

2ª Aula: No capítulo 4 do livro ‘’Encontros’’ é abordado o tema proteção aos recursos da terra. Trabalharíamos esse assunto de forma a conscientizá-los sobre como o uso da água deve ser medido.

3ª Aula: Será entregue aos alunos um papel sem utilidade como ‘’papel de bala’’. Após todos terem recebido, será solicitado que joguem no chão. Após jogarem no chão conversaremos sobre como o ambiente ficou sujo e a importância que cada um têm em descarta o lixo em locais apropriados.

4ª Aula: Em sala estará presente as lixeiras (azul, vermelha, verde, amarela, preta, laranja, branca, roxa, marrom e cinza). Veremos um vídeo animado sobre como devemos jogar o lixo fora de maneira correta.

Para próxima aula seria solicitado a determinados grupos que trouxessem alguns objetos como, garrafa pet, papelão, metal, casca de banana etc.

5ª Aula: Em conjunto haveria a separação dos objetos e o descarte de forma correta, para que assim todos entendam como funciona a coleta e como descartar.

6ª Aula: Solicitar que os alunos tragam de casa objetos que não tenham utilidade como caixa de leite, lata de milho, rolo de papel higiênico, entre outros.

Seria proposto que os alunos desenvolvessem a partir desses materiais algo reutilizável.

7ª Aula: Para finalizar o tema, os alunos irão escrever uma redação sobre a importância de proteger nosso meio ambiente. Todos leriam suas redações e por último mais uma vez discutiremos em uma roda de conversa as experiências adquiridas a partir das aulas passadas.

PLANO DE AULA

Tema: Os dinossauros estão entre-nos

Público Alvo: 4ª Série do ensino fundamental

Metodologia: Aula expositiva dialogada

Finalidade da Aula: Influenciar os alunos a serem pesquisadores.

Objetivo da aprendizagem: Objetivo: Explicar a vida desses animais em nosso planeta. Mostrar a importância do fóssil como registro histórico e a estrutura corporal desses animais. Ampliar o conhecimento sobre as características dos dinossauros

Primeira aula: Uma aula antes pedirá para estudar sobre os dinossauros. Em uma roda de conversa falaram para o grupo a curiosidade de cada um, e o que acharam sobre.

Segunda aula: Vamos para a informática e lá colocarei um vídeo em que apareciam as espécies e o som que esses dinossauros faziam, de acordo com a espécie. (Vídeo: Em busca do vale encantado)

Terceira aula: Iremos construir um cladograma, que é a representação da evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com