TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA

Casos: PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  2.765 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA: "Concentração da riqueza do sistema-mundo nos países centrais"

Ano/Série: 1º Ano do Ensino Médio

Objetivos:

• Identificar e compreender como é a concentração da riqueza do sistema- mundo nos países centrais;

• Relacionar os países onde esta a maior concentração de riquezas;

• Reconhecer e analisar a organização do sistema–mundo nos países centrais.

• Identificar e reconhecer o que são países centrais;

• Desenvolver pesquisa, coleta, seleção e organização de dados, textos e imagens.

• Ler e interpretar mapas.

Tempo de Execução: Quatro aulas.

Conteúdos abordados: concentração da riqueza do sistema-mundo nos países centrais: caracterização, leitura e compreensão de mapas, o crescente processo de exclusão social de grande parte da população mundial, à concentração da riqueza, a expansão do capitalismo, o crescimento da China.

Habilidades e Competências envolvidas:

Habilidades:

• Localiza em mapas os países onde há maior concentração de riquezas no mundo;

• Pesquisa em livros, internet e outros meios os países ricos e pobres;

• Trabalha em grupo para realização de pesquisas;

• Seleciona e coleta dados informativos para produção de textos.

Competências:

• Identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens e gráficos;

• Compreender a organização econômica das sociedades contemporâneas e as mudanças no mundo do trabalho;

• Reconhecer organizações políticas, econômicas e/ou sociais no mundo contemporâneo que formulem propostas com a finalidade de promover a eqüidade na qualidade de vida de sua população.

Estratégias de Ensino: O tema é um convite aos estudantes para saber mais sobre a riqueza e essa distribuição em outros países, por meio de pesquisas, leitura de textos e mapas, painéis, debates, aulas expositivas.

1ªAula

Levar os textos: “A China e o crescimento da maior economia do mundo” e “Países mais Ricos do Mundo”. Discutir as informações levantadas pela classe e pedir que registrem em seus cadernos os países onde a concentração de riquezas é maior. Em seguida, dividir a turma em pequenos grupos e pedir que observem os mapas a seguir. Pergunte aos alunos onde estão localizados estes países?

De acordo com o mapa Mundi, os estudantes devem analisar e encontrar onde estão localizados os países mais ricos do mundo. Apresente informações sobre cada uma delas, utilizando o texto a seguir:

Países mais Ricos do Mundo

Há alguns anos, a China, maior emergente econômico do mundo atual, ultrapassou a Alemanha, e havia se tornado na terceira maior potência econômica do mundo.

Os EUA manteve, apesar de sua recessão iniciada em 2007, o primeiro lugar entre as economias mais fortes. Nos último anos, o Brasil se recuperou, saiu do décimo lugar para o oitavo, atrás da Itália, Reino Unido, França e Alemanha. Países detentores de altíssimos níveis de qualidade de vida, como Suécia e Suíça foram desbancados da lista dos vinte primeiros, em virtude do crescimento do México e da Austrália. Além da forte emergência da China e do bom momento econômico vivido, no período entre 2005-2010, por países como o Brasil, a crise mundial desencadeada pela recessão norte-americana de 2007, enfraqueceu as estruturas econômicas de gigantes tradicionais.

Porém, países como EUA, França, Alemanha, Itália e Rússia ainda possuem possibilidade de retornos de capital e importância em nível mundial em assuntos socioeconômicos. Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, e sucessor de Kofi Anna, desde que assumiu a cadeira manteve a cobrança da entidade em relação aos países desenvolvidos e permanentes nas primeiras posições entre as nações mais ricas, para que ajudassem os países mais pobres nas questões sociais e ambientais. Segundo Ban Ki-moon, as mudanças climáticas e a crise financeira estão prejudicando as Metas de Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com