TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas publicas

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

1- Por que a década de 80 para a população brasileira foi considerada como década perdida? Escreva sua resposta com pelo menos três argumentos. ( 3 pontos)

Resposta: Por que iniciou com grande movimentação da sociedade civil, organizando em associações e sindicatos, e liderando greves e lutas por melhores salários e condições de vida. Em 1982 os brasileiros foram às urnas para eleger seus candidatos, após vários anos de eleições indiretas. E o que marcou foi o movimento popular pelas eleições diretas para presidente, a campanha foi conhecida como: Diretas Já. E o máximo que o povo organizado conseguiu foi a retirada de candidaturas de diferentes partidos de oposição ao governo e a aglutinação de forças em torno do nome do governador de Minas Gerais, Tancredo Neves. Após sua vitória ele adoeceu e faleceu, deixando sua posse para o vice-presidente, José Sarney. Seu governo foi marcado economicamente por uma crise inflacionária

2-Diante da afirmação de GINER(1986), citada na aula 1; “o objeto da ciência política não apresenta grandes dificuldades: é a ciência da autoridade dos governantes, do poder”, pesquise as políticas públicas do Governo Federal na página do Ministério da Educação que estão relacionadas a Educação Básica. Na sua pesquisa cite duas, avaliando os seus desdobramentos na melhora da educação pública de seu município. (4 pontos)

Resposta: Nível do professor: formação, profissionalização e ação pedagógica. Relaciona-se ao perfil docente (titulação/qualificação adequada ao exercício profissional), às formas de ingresso e condições de trabalho adequadas e às políticas de formação e valorização do pessoal docente. O professor a cada tempo que passa precisa ser qualificado, pois a cada ano a cada tempo outros tipos de desafios virão e o docente precisa esta atualizado, qualificado para saber como lidar com a situação.

Nível da escola: gestão e organização do trabalho escolar. Trata da estrutura organizacional compatível com a finalidade do trabalho pedagógico. Assim como o professor a equipe escolar deve trabalhar juntos como uma equipe para juntos formarem uma escola estruturada e organizada.

3_Na aula 3, a autora destaca: As concepções de democracia - e cidadania são complementares é difícil imaginar uma sem a outra - e têm sofrido mudanças ao longo da história...(p.3). Ao desenvolver o texto são apresentadas algumas mudanças no processo de democratização brasileira. Aponte três que considere avanços na consolidação da cidadania. Não se esqueça de justificar sua escolha. (3 pontos )

Resposta: Eleições diretas: Porque agora os governantes são eleitos pelo povo é ele quem escolhe.

Promoção de audiências públicas pelos poderes constituídos e as respectivas participação dos cidadãos: Pois agora os cidadãos podem ver o que acontece nas audiências e opinar nelas.

Os projetos de lei devem ser democraticamente construídos e amplamente discutidos por toda a sociedade: Com essa mudança a população fica mais por dentro do que vai mudar e pode opinar do que acha ou pensa sobre o assunto.

Assim com essas mudanças a sociedade participa mais da política e pode melhor opinar e mostrar o que pensa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com