TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Pedagógicas e Gestão financeira

Por:   •  2/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Políticas Pedagógicas e Gestão financeira

SUMÁRIO:

  1. Introdução        3
  2. Objetivos        3
  3. Perguntas norteadoras        4
  4. Estratégias        4
  5. Políticas Pedagógicas e Gestão financeira        4

5.1   Como garantir uma gestão financeira eficiente        5

  1. Referências        6


  1. Introdução

      É preciso reafirmar a urgência da construção de uma escola inclusiva, cidadã, solidária para todos, buscando uma educação equitativa e de qualidade. Faz-se necessário o compromisso com a implementação de políticas indutoras de transformações significativas na estrutura da escola, na reorganização do tempo e dos espaços escolares, nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e desenvolver o currículo, respeitando a singularidade do desenvolvimento humano.

  1. Objetivos

  • Refletir sobre a prática de ensino e a avaliação de políticas públicas educacionais que conduzam à formação de uma escola de qualidade.
  • Avaliar os projetos dos quais as escolas participam ou podem participar.

  1. Perguntas norteadoras

  • De que Projetos Educacionais a escola participa?
  • Quais as metas exigidas por cada plano?
  1. Estratégias

  • Pesquisa através de entrevista com gestores e observação.
  • Consulta bibliográfica.
  1. Políticas Pedagógicas e Gestão financeira

      Os gestores de uma escola precisam organizar seu orçamento para garantir o bom funcionamento da instituição. As decisões devem ser tomadas em conjunto com a comunidade, e os seus recursos financeiros administrados de forma responsável, planejando bem sua aplicação, refletindo, assim, em um ensino de qualidade: uma escola que prepara seus estudantes para o mercado de trabalho, abrange e envolve a comunidade em seus projetos. Os estudantes devem ser capazes de atuar crítica e reflexivamente no contexto em que se inserem, como cidadãos conscientes de seus papéis num mundo cada vez mais globalizado. Para isso o planejamento de gastos deve estar de acordo com Projetos de políticas educacionais. Um princípio simples, mas ainda tratado com descaso por alguns gestores.

     

5.1 Como garantir uma gestão financeira eficiente

Segundo a revista Gestão Financeira, caprichar no planejamento e na organização ajuda a gerir os recursos da escola, garantindo economia de tempo e bons resultados.

As principais fontes de recurso de uma escola são o Governo Federal, que repassa verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), e os governos estaduais e municipais, que, por meio das Secretarias de Educação, coordenam programas que destinam verbas específicas para a merenda, a compra de materiais etc. Para fazer o dinheiro render os gestores podem pensar em soluções alternativas e compartilhá-las com a comunidade (que ajudará a decidir). Os cinco pontos fundamentais para relacionar os recursos financeiros aos Projetos Pedagógicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com