TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas e Organização da Educação Brasileira

Por:   •  1/7/2019  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Aberta Vida

Programa Especial de Formação Pedagógica

Aluno: José Geilson Ferreira Júnior

Diciplina: Políticas Públicas e Organização da Educação Brasileira

RESUMO: “Pro Dia Nascer Feliz”

        O presente texto visa fazer uma breve apresentação referende ao filme “Pro Dia Nascer Feliz” (2006). O documentário é de João Jardim e retrata a vida social de  adolescentes e professores em algumas escolas no Brasil, sendo elas localizadas em Manari – Pernambuco Escola Dias Lima, em São Paulo Itaquaquecetuba – no Bairro Alto de Pinheiros, Colégio Católico de Santa Cruz e no Rio de Janeiro em Duque de Caxias o Colégio Estadual Guadalajara. Nesse percurso, o autor busca explorar os conflitos de classes existentes entre as realidade concretas de adolescentes de escolas particulares e escolas públicas.

        O documentário apresenta a realidade dentro do universo escolar mostrando os contextos sociais de cada comunidade e suas possíveis repercussões no âmbito da formação escolar retratada pela diversidade e contradições existentes em cada contexto social, mas sobretudo entre  a realidade de uma escola pública e das escolas públicas, onde a falta de investimento e o fator social circundante se apresentam de forma efetiva.

        Os conflitos sociais presentes no filme vão para além da ausência de merenda, de não saber o que escolher, de não ter água nos banheiros, de qual faculdade tentar no vestibular, da falta de professores, da desvalorização desses profissionais e da relação que há entre professor e aluno. Observa-se que as oportunidades que uns recebem e outros não, é atrelada a fatores internos e externos as escolas. A desigualdade é feroz e desumana, conforme podemos perceber mediante as cenas do filme. Nesse contexto, as Políticas Públicas, sobretudo a educação, assume um papel importante pois permite a construção de um novo mundo, de um novo olhar, na construção do que realmente faz sentido e não a reprodução de uma sociedade alienada e inútil. E qui nos referimos a educação transformadora, como já dizia o grande Paulo Freire.

        Neste sentido, o documentário nos evidencia inúmeras vertentes de políticas públicas que permearam as discussões, sendo algumas ausentes, como o caso da falta de abastecimento de água para o uso nos banheiros da escola, a falta de estrutura adequada e condições de habitabilidade, na questão da merenda escolar apresentada nas escolas do Nordeste, assim como uma política de transporte escolar precarizada, que põe em xeque a formação escolar dos jovens daquela região. Mas também encontramos expressões de uma política de educação que busca garantir acesso dos jovens às universidades, como é o caso do ENEM, do PROUNI e das cotas, que permitiram aos jovens da periferia sonhar mais alto e romper por meio da educação com o ciclo geracional a que suas famílias foram submetidas.

        

        Decerto, o documentário traz uma realidade social que infelizmente ainda se faz presente em nosso país, e que no cenário atual tende a se agravar mediante a perspectiva de retrocesso que se instala no país diante de uma gestão que não prioriza a educação pública gratuita e de qualidade como um direito de cidadania de todos os brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com