TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Escolarização de Jovens e Adultos Analfabetos

Por:   •  12/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.139 Palavras (17 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Barra de São Francisco – Espírito Santo

2020

a escolarização de jovens e adultos analfabetos ou com baixa escolarização

[pic 7]

Trabalho de Cultura e à arte no cotidiano escolar  , apresentado ao 5º Semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral para as disciplinas: Educação e Artes; Letramento e Alfabetização; Literatura Infantojuvenil; Lucicidade e Educação; Práticas Pedagógica em Pedagogia:práticas de Alfabetização e Letramento; Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil.

Professor (es): Tatiane Mota Santos Jardim; Mari Clair Moro Nascimento: Andressa Aparecida Lopes; Natália da Silva Buganca; Luciane Guimarães Batistella Bianchini.

Barra de São Francisco – Espírito Santo

2020

[pic 8]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2. LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ....................4

2.1. Contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança......5

2.2. Apreciação Musical nas aulas......................................................................6

2.3. O Lúdico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental..................................8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................10

4. REFERÊNCIAS .....................................................................................................11

5. ANEXO ..................................................................................................................13


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz o tema “A Cultura e a arte no Cotidiano Escolar”, nesse trabalho acadêmico iremos falar sobre a inserção da Cultura e da arte na metodologia de ensino desde os primeiros anos de vida escolar e a importância desse tema para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e cultural das crianças.

A Educação como um todo deve ser bem planejada e desenvolvida pelo educador de forma a estimular a criança quanto ao seu desenvolvimento, e hoje muito se fala do lúdico no contexto escolar e o quanto é importante para o desenvolvimento dos alunos, e quais as ferramentas que o educador deve utilizar para que tal atividade não passe despercebida, ou até mesmo seja vista apenas como uma brincadeira sem utilidade. Para tal o educador deve utilizar conhecimentos embasados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento normativo que define conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidos na educação. O educador ao inserir o lúdico, a Literatura Infantil e a musicalização aliado com as atividades pedagógicas está contribuindo para uma formação voltada para o aprendizado das artes e diversas culturas, pois esses assuntos lidam diretamente com a cultura e provocam a criatividade do aluno.

O docente deverá se embasar sobre o que diz a BNCC, sobre esses conteúdos para fazer o planejamento de suas aulas, a partir do que é proposto no referido documento, sendo assim formulem atividades que desenvolva a aprendizagem das crianças, para que dessa forma as mesmas consigam realizar as atividades e entender o que ocorre no mundo em que vive e respeitando as diferenças culturais e sociais dos outros a sua volta.

Portanto, em todo o processo educacional é preciso que o ensino da arte e da cultura esteja relacionado com o cotidiano escolar tanto em relação a materiais didáticos e conteúdos, quanto às escolhas das atividades e organização do currículo escolar.

2.  Literatura Infantil e o desenvolvimento da Criança

A inserção da Literatura Infantil na Educação é muito importante desde os primeiros anos da vida escolar da criança, e para que ocorra uma educação eficaz o pedagogo deve fazer uso de materiais diversos na busca pelo interesse do aluno em aprender, pois a Literatura infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo e cultural do aluno, além de trabalhar com a imaginação, a criatividade e ainda a interação o que é muito importante para que aprendam  viver com outros indivíduos diferentes dos que estão habituados. O professor poderá propor ainda o trabalho com cantigas, brincadeiras relacionadas com textos literários, criando assim um ambiente mais interativo e ensinando a convivência com os outros e o mundo que os cerca. A consultora em Educação pela PUC Rio Andrea Ramal diz que:

O quarto Campo de Experiência da BNCC é aquele que valoriza a comunicação como potencializadora do desenvolvimento infantil. “É a dimensão que envolve a capacidade de se comunicar e expressar. É o início do gosto pela leitura e escrita, da habilidade de contar e ouvir histórias. Liga-se ao conhecimento do mundo, à imaginação e à percepção”.

O uso da Literatura Infantil em salas de aula é de extrema importância, por estimular o gosto pela leitura e contribuir no aprendizado da escrita, pois durante o processo da leitura a mesma irá ter contato com diferentes formas de escrita o que pode provocar o seu interesse. A contação de histórias é um hábito muito antigo que perdura até os dias atuais, antes eram lendas, histórias religiosas de forma oral apenas e com o passar dos tempos foram inventando várias formas de contar histórias dos antepassados e até criar diferentes narrativas que foram se transformando em obras clássicas e hoje temos um vasto número de obras que podem ser utilizadas em sala de aula como forma de despertar o desenvolvimento cognitivo dos alunos. No Brasil somente no século XIX que a Literatura Infantil teve início com obras voltadas para o ensino pedagógico com adaptações de algumas obras. No século XX, Monteiro Lobato cria diversas obras, com literatura focada em alguns personagens, fazendo com que a Literatura abranja mais o contexto escolar e passe a fazer parte da sociedade. Depois dele surgiram outros autores como José Lins do Rego, Érico Veríssimo, e outros autores que contribuíram para esse universo da Literatura Infantil. Já no século XXI, com avanço tecnológico e formação de várias teorias relacionadas com a Literatura Infantil, elas são implantadas em sala de aulas como atividades importantes e passam a contribuir com o aprendizado e com a expansão da Literatura Infantojuvenil.  Com o avanço da Psicologia em relação ao desenvolvimento Infantil, a Literatura tem contribuído para uma melhor compreensão, e dando mais importância para a utilização de livros e brinquedos, e ainda dança, musica, contação de histórias e até mesmo o teatro para instigar o interesse e a criatividade das crianças, provocando o seu desenvolvimento cognitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (235.8 Kb)   docx (101.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com