TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Interdisciplinar 4º Manifestações Culturais

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        Aimportancia da arte para o desenvolvimento infantil        6

3.1        A literatura        6

3.2        LUDICIDADE E EDUCAÇÃO        6

3.3        letramento e alfabetização        7

4        proposta de trabalho de ensino        9

5        considerações finais        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

A arte é algo difícil de definir, segundo Reis (2003) em que considera a um dos fenómenos humanos mais difícil de definir não só pela riqueza das suas características, mas também pela forma como tem sido encarada ao longo dos tempos. Ao pensarmos sobre a presença da arte na educação infantil, logo nos vem à cabeça a prática comum como oferecer imagem previamente impressa para pintar ou sulfites brancas para desenhar, as massinha colorida para modelagem e tintas de várias cores e texturas. Também estará incluído, nesta fase inicial a relação de educação artística e formação estética, neste ponto e de acordo com Sousa (2003), a educação artística sublinha a importância que a dimensão artística tem para a educação, pois envolve várias dimensões desde biológicas, afetivas, cognitivas, sociais e motoras da personalidade de uma forma harmoniosa.

Quanto mais elementos artísticos o educador apresentar para as crianças, mais rica será a linguagem e a expressividade delas. Dançar, pintar, cantar e dramatizar, dentre outras formas de expressão humana, são linguagens. Portanto pensamento e cognição.

A Arte assim como tudo que vivemos sofre a influência da cultura existente em cada lugar no mundo, pois cada lugar é único e possui sua história, sua cultura. E, com a Arte, essa cultura pode ser transmitida para os alunos com uma mais fácil compreensão. Com as atividades desenvolvidas pelas crianças, podemos perceber suas expressões, sua visão de mundo, seus sentimento e desejos do eu almejam.

 O processo de criação do aluno pode e deve ser enriquecido diante das aulas do professor, ao chegar na educação infantil elas possuem uma percepção da realidade mais incoerente, trazem para as creches e pré-escolas o que conhecem até o momento, e com as manifestações artísticas nos primeiros anos de vida, podem contribuir com uma compreensão de mundo mais ajustada, nas suas relações com o meio e com o seu desenvolvimento. Trabalhar com a arte na educação infantil é abraçar o mundo com o corpo todo, é entregar se, e para que isso ocorra, precisamos dar o direito da criança se expressar do jeito dela, iniciando com suas garatujas, com a estética que lhe é peculiar e de todas as formas possíveis.  


  1. DESENVOLVIMENTO

Na educação infantil as atividades artísticas contribuem com grandes oportunidades para seu desenvolvimento, ao colocar a sua disposição diversos tipos de materiais para manipulação, além da arte espontânea que surge em brincadeiras ou a partir de uma proposta mais direcionada durante uma atividade. O lúdico, o teatro, a dança, a pintura, o desenho, a criatividade, o conto de fadas, fazem parte de um momento em que as crianças se expressam, comunicam e transformam a vida na relação com a arte, ou seja, “somos potencialmente criadores, possuímos linguagens, fazemos cultura” (PIRES, 2009, p. 47).

O contato com as diferentes formas de artes oportuniza aos alunos a exploração, o conhecimento, a brincadeira, desenvolvendo uma visão transformadora beneficiando um vínculo com a realidade, contribuindo para analisar a compreensão do aluno e do mundo a qual vivencia, favorecendo a ligação entre a fantasia e a realidade. Compreender as artes como um espaço de experimentação, de jogo, onde a criança possa construir uma análise pessoal das suas construções.

A criança da educação infantil explora bastante os sentidos, pois se encontra na fase do concreto, fazendo com que suas experiências sejam enriquecidas e através da realização de atividades artísticas desenvolvem sentimentos, autoestima, capacidade de representar, analisando, avaliando e fazendo interpretações, desenvolvendo habilidades específicas da cada área das artes. E é neste período, que suas habilidades são estimuladas, facilitando o processo de aprendizagem, pois a percepção e a imaginação são desenvolvidas, o que facilita a compreensão das diferentes áreas do conhecimento. Através das diversas manifestações artísticas, é uma forma das pessoas expressar se.

 A criança na faixa etária entre 2 e 7 anos está em fase de descoberta de como atuar por meio de representação no sentido do uso de linguagens se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas mais novas experiências. E é nessa fase, as atividades artísticas fornecerão inúmeras oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material e técnica para manipulação.

Na Educação Infantil, não deve haver a preocupação com a formação de artistas que dominam com autonomia as linguagens, mas, em favorecer o acesso às linguagens com o intuito da formação de  bons leitores e usuários do simbolismo presente nas representações de arte assim como O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) trata a arte como uma das formas de linguagem e de contato com objetos de conhecimento importantes no desenvolvimento das capacidades de expressão e comunicação das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com