TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4 e 5

3 PLANO DE AULA EJA 5 e 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Venho através deste trabalho abordar aspectos referentes á grande importância do planejamento de atividades e da rotina educativa da educação infantil e da rotina educativa da educação infantil e da educação de jovens e adultos no que se refere á atuação do docente.

Com esse temos como objetivo apresentar a necessidade do planejamento e da importância da rotina nas duas áreas, que por sua vez são praticas educativas que devem estar sempre presentes na instituição de jovens e adultos e na de educação infantil.

Nesse sentido buscamos abordar a temática por se tratar de um tema relevante, devido a grande importância da organização da rotina.

Bem como um planejamento, definindo para a práticas docentes tanto na educação infantil quanto no EJA.

2 DESENVOLVIMENTO

Lembro-me de uma semana de aula na semana da árvore, nessa, primeiro estudamos as árvores nativas da região, a importância da arvore no meio ambiente e no fim plantamos mudinhas frutíferas na beira de uma lagoa que existe na minha cidade natal, as mudas tinham etiquetas com os nossos nomes para que pudéssemos acompanha o crescimento da arvore , esse foi um projeto bem planejado e bem executado no qual eu não me esqueci.

Por isso a grande a importância da compreensão da historia da educação infantil, sabemos que o objetivo da mesma é o desenvolvimento integral das crianças, nesse sentido exige-se que nessa fase à educação seja não letrada durante uma fase.

Com isso o professor além de cuidar precisa estimular a criança físico, psicológico e cognitivamente com experiências lúdicas e diversificadas para prepara-la para agir de formas diferentes em diferentes situações.

Para que isso aconteça é fundamental que o professor tenha suas práticas estruturada sem concepções que possam somar para o desenvolvimento integral do aluno na educação infantil, fazendo com que a organização da rotina possua objetivos e o educador planeje ações em que proporcione ao educando novas e ricas experiências de conhecer, do explorar , do imitar em fim de e desenvolver.

Para alcançar seus objetivos no planejamento e organização da rotina, o professor necessita de embasamento, pois faz-se necessário que o educador tenha uma concepção que baseia sua ação pedagógica assim dará sentido à sua prática na educação infantil, bem como entendimento de como a formação e a educação se dão nesse período.

Considerando a importância da mediação de um adulto no processo de formação de uma criança, entende-se que a real função do professor na instituição de educação infantil é a de instigar e apresentar situações diversificadas, afim de promover o desenvolvimento em todas as áreas possíveis. Com a finalidade de torna-lo preparado para o que virá pela frente em sua vida.

No momento do planejamento na educação infantil é possível que o professor encontre soluções para adquirir avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do educando, por esse motivo deve ser uma atividade continua, onde alem da escolha dos conteúdos que serão aplicados o professor também faz um processo de acompanhamento onde diagnostica os progressos e as dificuldades de sua classe e também de forma individual. Pois é fundamental essa sondagem, pois cada aluno tem suas peculiaridades cada um agi, pensa, e sente de forma diferente.

Ao planejar as ações futuras o professor demonstra seus objetivos e consegue identificar junto as crianças, se foram alcançados com êxitos ou não. Usando erros e acertos para fazerem mudanças para que o processo se torne ainda melhor.

O planejamento em si só assume a função de prever as melhores condições para promover a aquisição de habilidades pelo aluno trazendo assim o desenvolvimento de todas as suas capacidades. Com isso e irreal pensar e aplicar o planejamento pois é por ele que o professor determina seus objetivos e suas metas.

Já para o planejamento de jovens e adultos deve se valorizar sua cultura e seus conhecimentos adquiridos os inserindo em um contexto da sociedade.

Ao alfabetizar priorizar sempre o método fonético e incluir outros métodos como letramento global, silábico e outros.

Para integração e o entendimento com clareza devem ser trabalhada expressão oral para desenvolver as habilidades para emitir opiniões. Buscar de desenvolvimento das capacidades mínimas de inserção na sociedade tirando as ideias formada a respeito da discriminações e desenvolvendo suas capacidades de uso diário expondo seus direitos e seus deveres para que façam uso dos mesmos.

Atentar e estimular os alunos a valorizar os recursos naturais de que dispõem. Usando o dia a dia de cada aluno para expor situações, sem os infantilizar ao mesmo menosprezar suas experiências vividas.

Plano de Aula de EJA

Dados de Identificação

Identificação da instituição, curso, disciplina, professor, série/turma, data e assunto da aula.

Cronograma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com