TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Lingua Portuguesa

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

1 – INTRODUÇÃO

            A Unidade Temática Língua Portuguesa composta pelas disciplinas Metodologia da Alfabetização, Metodologia da Língua Portuguesa e Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto, apresenta aos alunos do curso de pedagogia aspectos teórico-metodológicos da alfabetização, proporcionando análise crítica sobre as diferentes práticas possíveis no processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita e sua importância na formação do indivíduo, para o exercício da cidadania, na busca da transformação social, apresentando também metodologias atuais para o ensino de Língua Portuguesa, quebrando tradicionais regras e conceitos quanto ao seu ensino no Brasil.

        O desenvolvimento deste trabalho tem por objetivo auxiliar os futuros profissionais da educação, levando-os a refletir e modificar seus conceitos quanto aos ambientes, métodos e técnicas de alfabetização, buscando práticas pedagógicas diferenciadas e atualizadas, a fim de desenvolver nos alunos as habilidades que levem ao domínio da leitura e da escrita, levando em consideração a variedade linguística de nosso país e demais fatores importantes para a aprendizagem da língua materna.

O desenvolvimento do presente Portfólio é constituído de uma pesquisa desenvolvida com crianças entre três e sete anos, com o intuito de diagnosticar o nível de escrita em que as mesmas se encontram, ao escreverem do jeito delas algumas palavras solicitadas pelo grupo, apresentando em seguida uma análise dessas escritas das crianças, com base na teoria de Emília Ferreiro, sobre os níveis conceituais diferentes e seqüenciais da aprendizagem da escrita, pelos quais a criança passa.  

O trabalho se encerra com uma reflexão sobre a linguagem usada por Maurício de Souza ao caracterizar o personagem Chico Bento, analisando se esse tipo de leitura teria efeito positivo ou negativo para o desenvolvimento da fala das crianças brasileiras, de acordo com o que julgava o Conselho Nacional de Cultura, na década de 1980, que queria proibir a publicação da revista.

2- METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO

Atividade da página 52:

Com intuito de pesquisar os níveis da escrita, dite para crianças ente três e sete anos algumas palavras (menino, formiga, anel, sol, hipopótamo) e peça para que elas as escrevam “do jeito delas”. Depois, com as escritas em mãos, analise-as tomando por base a teoria de Emília Ferreiro, classificando-as nos níveis descritos pela autora.

        Foram observadas crianças entre três e sete anos. De acordo com o resultado desta atividade podemos afirmar que as crianças que participaram tiveram resultado equivalente ao seu nível de desenvolvimento, pois todas sabem escrever, porém a seu modo.

As crianças de três e quatro anos escreveram através de garatujas, sendo que a de três fazia bolinhas e risquinhos aleatoriamente, sem formas de letras, enquanto a criança de quatro anos, entre bolinhas e risquinhos enfileirados acrescentava algumas letras e números que já reconhece, do seu nome e de seu cotidiano. Essas crianças se encontram no nível pré-silábico.

A criança de cinco anos encontra-se no nível silábico sem valor sonoro, pois escreveu as palavras assim: menino = gie, formiga = alr, anel = ag, sol = o, hipopótamo = eigal. Observamos que ela usou as letras do seu nome (Gabriel) para escrever as palavras, usando uma letra para representar cada sílaba.

A criança de seis anos encontra-se no nível silábico com valor sonoro, pois escreveu as palavras assim: menino = eio, formiga = oia, anel = ae, sol = o, hipopótamo = iooao.

O menino Samuel, de sete anos, acertou quase todas as palavras, o interessante é que as palavras repetiam letras e tinham alguma letra do seu nome, com exceção das palavras “sol”, que ele escreveu quase certo, ou seja, “sal” e da palavra hipopótamo com “i”, sendo assim chegamos à conclusão de que ele está no nível alfabético.

Como estagiamos na turma do 2º ano, que também desenvolve trabalho de alfabetização, pedimos a professora para fazer a atividade com todo o grupo de alunos, tivemos uma grande surpresa, pois há alunos entre seis, sete, oito e nove anos, em níveis variados. Citaremos alguns exemplos:

Aluno/idade

menino

formiga

anel

sol

hipopótamo

Marcos /9

nabico

manhoga

anou

naau

iboboda

Lizandra/8

micona

fonanah

anato

nuanto

inotam

Livia/7

menino

fomiga

anau

sou

ilatamo

Matheus/7

metino

fomiga

aneo

so

itonotomo

Karollayne/7

meino

forniga

aneu

sol

inpopatamu

Nicolly/7

neieno

fogiga

aeiu

sõa

ipopotal

Maria/7

nelino

foniga

ane

sol

ipopotano

Kaio/7

menino

formiga

anel

sol

ipopotamo

As crianças dessa turma já percebem que cada letra tem um som e que cada palavra é escrita de maneira diferente, a maioria delas já se encontra no nível alfabético, porém ainda não diferencia o som que é representado por cada letra, principalmente as consoantes. Através de atividades em grupo, mediadas pelo professor, em breve esse alunos poderão descobrir juntos onde está o equivoco, para que sua palavra possa ser lida e compreendida pelos outros. Os alunos Marcos e Lizandra, principalmente, precisarão de atenção especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (208.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com