TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidades do uso da leitura em sala de aula

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.508 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

       De acordo com as autoras Lerner, Lajolo e Solé, quais são as possibilidades do uso da leitura em sala de aula?

       Para Lerner (2002) A leitura tem que ter significado para os alunos, ela é um objeto de ensino e se não tiver um significado não irá cumprir sua função que é a realização de uma aprendizagem. A leitura forma o olhar mais atento do leitor, onde ele aprende a decifrar as letras e com isso se torna um assíduo leitor e praticante da leitura.

        Para Lajolo (2005) quando convivemos em ambientes em que existam livros e que a leitura esta sempre presente, nos tornamos leitores.

        Para Solé (1998) a medida que a leitura vai nos informando e você compreende o que esta lendo, isto permite que o leitor vá se aproximando cada vez mais das idéias do autor. Fazendo surgir novos olhares, opiniões e expectativas sobre o assunto lido.

        A leitura é necessária em todas as séries e para qualquer professor, em todas as disciplinas.

Questão 2

        O valor da leitura também está no ato de ler em si, com os alunos lendo muito e de forma ampla como um objetivo fundamental da escola. Não apenas os programas de leitura e as aulas de linguagem de muitas escolas deixam de incluir a leitura propriamente dita (o ato de ler), mas oportunidades potenciais de leitura brotam por toda parte nas aulas sem serem aproveitadas (LEMOV, 2011).    O que você pensa sobre o trabalho com leitura em todas as disciplinas? Você acha que é possível potencializar a aprendizagem do aluno quando o trabalho efetivo com a leitura em todas as disciplinas acontece sistematicamente? Justifique.

        A escola deve desenvolver em todos os alunos e em todas as faixas etárias as diferentes modalidades que compreendem a função da leitura. Ler, apreciar o texto que esta sendo lido, atribuindo a ele um sentido, comentando, relendo e fazendo comparações entre outros textos lidos, ampliando assim seu olhar como leitor.

        Com a leitura os alunos ampliam seu vocabulário, a fluência, conseguem decodificar as letras e aumentam a compreensão em diferentes tipos de textos.

Questão 3

         De acordo com Lemov, existem quatro habilidades de leitura: vocabulário, fluência, decodificação e compreensão. Explique cada uma delas e dê um exemplo de técnica em cada uma..

Fluência: a fluência é o resultado imediato da capacidade de reconhecimento de palavras.
Decodificação: interpretação de uma mensagem. 
Vocabulário: Aumento o vocabulário e capacidade de interpretação, ajuda a guardar informações importantes. Ao ler livros antigos, o aluno encontra muitas palavras que não fazem parte do seu dia-a-dia.  
Compreensão: Compreender um texto escrito significa retirar as informações necessárias da maneira mais eficaz possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com