TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro dia de aula Como não estar nervoso em um primeiro dia de aula!

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiro dia de aula

Como não estar nervoso em um primeiro dia de aula!

É como qualquer emprego onde nos preocupamos e ficamos ansiosos para o momento; porém a uma diferença nessa profissão dentre qualquer uma outra. Pois para qualquer profissional se formar teve antes de tudo passar por um “mestre ou professor”.

Percebemos então que este dia não é apenas importante, constrangedor ou ocioso para o professor más tanto para ambos.

Voltemos ao passado e lembramos de nós, quantos primeiro dia de aula tivemos para chegar até aqui, quão tamanho foi nossos medos e frustações com este dia tão aguardado. Pensemos então o que eu queria que o professor tivera feito nesse dia?

Quando entramos em sala de aula não encontramos apenas crianças, mais sim deparamos com rostos assustados preenchidos de histórias particulares onde cada um tem sua reação diferente, alguns quietos e assustados, outros chorando, e até mesmo aqueles que querem chamar a atenção para ele ou até mesmo tentar intimidar o colega demostrando liderança sobre a sala. Então percebemos assim o tamanho da responsabilidade deste primeiro impacto do primeiro dia de aula para ambos.

Qual é a impressão de primeiro impacto que esses alunos devem ter de seu professor?

Um dilema que corre no pensamento de cada professor para esse momento pois: Se ele brincalhão de mais, não conseguirá mais assumir o respeito dos alunos. Se for de perfil sério e agressivo os alunos não teriam respeito mais medo, como no passado. Portanto devemos achar o meio termo da fala firme ao rosto de sorriso, levando a um ano de aprendizado de ambos juntos em compromisso, segurança, amizade.

Iniciaria o meu primeiro dia de aula sequenciado em partes práticas, para um conhecimento abrangente para todo ano de sucesso.

Em primeiro lugar se á um currículo escolar dos alunos, se não á, observar a lista de chamada para memorizar os nomes de cada aluno.

Em segundo preparar o ambiente escolhendo um tema bem colorido e animado para sala que agrade ambos os sexos, com colagens na parede dos personagens e cortinas coloridas trazendo um ambiente seguro lembrando o conforto da sala de casa dos alunos, deixando no centro da sala uma surpresa escondida com um pano colorido estimulando a imaginação dos alunos. Escolheria um avental alegre que não lembra-se um médico de hospital ou uma enfermeira da vacina. Os aguardando em porta da sala com entusiasmo ao bom dia ou boa tarde, e um belo sorriso no rosto entregando a cada aluno uma nota musical feita de E.V.A colorido levando a imaginação do que será feito e acalentar o choro trazendo a curiosidade do objeto oferecido a ele.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com