TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Barreiras do novo ensino fundamental

Por:   •  4/5/2015  •  Dissertação  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPAIS BARREIRAS NO NOVO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: QUAIS SÃO ELAS E SUAS SUGESTÕES PARA QUE SEJAM SUPERADAS.

        

São muitas as dificuldades e os desafios a serem superados pela educação no geral. No entanto são encontradas e persistem em todos os nove anos que procedem ao novo ensino fundamental.

Na verdade o que difere quando falamos sobre o quarto ano, são as dificuldades de aprendizado, principalmente sobre o letramento/alfabetização e o raciocínio lógico, pois muitas crianças chegam a essa fase sem saber ler e escrever uma vez que durante os três primeiros anos anteriores era o esperado.

Esses alunos começam aprender de uma forma diversificada, isto é ocorre à inclusão das matérias de Geografia, Ciências e História. Então imaginem uma sala com um elevado número de alunos, dificuldades de aprendizagem, desinteresse pelas disciplinas, falta de material didático na escola, presença de alunos indisciplinados. Isso ocorre com muita freqüência e se o professor ou a escola não obtiverem um plano b, c ou d fica difícil quebrar essa defasagem que nosso ensino registra.

De acordo com relatos de profissionais da área principalmente específicos que dão aulas para uma sala de quarto ano, ainda relatam que fora essas barreiras citadas acima ocorrem outras que envolvem diretamente os professores e seu empenho para desenvolver o trabalho em sala. Alguns exemplos:

  • Baixo reconhecimento do seu trabalho
  • Exigências sobre o programa a ser cumprido durante o ano letivo
  •  Insegurança sobre novos desafios e práticas pedagógicas
  • Falta de ânimo
  • Falta de criatividade
  • Ausência de projetos trabalhados na escola ou em sala.
  • Pouco tempo para discutir com os colegas sobre dificuldades em sala e estratégias para o ensino
  • Falta de apoio dos pais

Diante de tantas dificuldades o docente do quarto ano, ainda se depara com alunos que vieram dos anos iniciais com dificuldades de aprendizado, de que forma ele pode manter um ensino de boa qualidade e ainda tentar auxiliar aqueles que não sabem ler e escrever, infelizmente a realidade é triste, mas alguém ficara para trás.  Não existe uma solução de imediato para essas questões, existem sim alternativas e tentativas a serem discutidas entre pais, alunos, escola e governo.

Citaremos sobre alternativas para que esses problemas sejam amenizados ou superados.

Papel dos pais:

Manter toda atenção em seus filhos em relação ás lições de casa, acompanhar o aprendizado da criança, participar afetivamente, manter sempre o contato com o docente e escola, importante a participação nas reuniões, manter vinculo com a escola e comunidade.

Papel da escola:

Orientar sempre que preciso pais, alunos e docentes. Efetuar projetos que engrandeçam laços afetivos e a participação da comunidade na escola. Manterem um ambiente saudável e atrativo, incentivar e reconhecer o trabalho dos professores.

Papel dos docentes:

Definir estratégias para um bom rendimento dos alunos, buscarem temas que a sala demonstra interesse, conhecer bem seus alunos, conversar com professores que deram aulas anteriormente para essas crianças e o principal, nunca desistir de um aluno ou de ensinar, sempre acreditar que existe uma saída. Oferecer atividades diversificadas para aqueles alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Essas dificuldades que ocorrem com alunos do quarto ano são comuns e frequentes infelizmente, mas se agrava exatamente nessa fase por agregar ao ensino outras disciplinas onde a criança apresenta insegurança e medo por diversos fatores. De acordo com o relato de uma professora do município de Hortolândia, muitas crianças sentem vergonha quando percebem que estão atrasadas no ensino e sente-se diferente dos outros, tudo isso gera conseqüências que na maioria das vezes são negativas. No entanto a mesma alega que sozinha em uma sala com quase 35 crianças fica difícil conduzir um ensino de qualidade com tantos problemas, para ela o espaço físico também é um agravante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com