TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual agua

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  1.556 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Atualmente vive-se um clima de proteção ao meio ambiente com divulgação nos veículos de comunicação sobre a necessidade de desenvolver de forma sustentável, considerando-se que a vida é um dom precioso e que por isso tem que haver uma sintonia ou equilíbrio entre os organismos vivos para a continuação da vida, principalmente a água.

Este estudo é sobre a temática ambiental, um assunto muito em voga no momento em função da crise de abastecimento que se instalou no Brasil, até mesmo nas metrópoles mais importantes do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. A questão da conscientização nos jovens é necessária, até porque para que possamos romper com alguns hábitos culturais que tem comprometido o uso de água no dia-a-dia, por exemplo, tomar banho demorado, lavar a calçada com jato de água da mangueira e outros desperdícios que possa acarretará uma crise mundial do líquido mais precioso e essencial para a vida, um problema global de escassez de água potável, sob o risco de colocar ameaçado todo tipo de vida no planeta Terra.

Sendo assim, com base na contextualização acima, o grupo elaborou uma pesquisa mais aprofundada para se conhecer com detalhes, a temática relacionada ao meio ambiente “água” e, assim, definir estratégias de ensino para se trabalhar conteúdos relacionados ao assunto com as crianças e jovens na sala de aula.

2 ÁGUA

Comente sobre a necessidade da água para os seres vivos e manutenção da vida no planeta.

A água é um líquido que tem tudo a ver com a vida. Sem água não existiria vida. Tanto é verdade que a equipe com robô que explora o planeta Marte está a procura de água e, caso encontre se abre probabilidade para encontrar vida lá.

Outro aspecto que nos chama a atenção é o fato de o corpo humano ser composto de mais de 2/3 de água. Sendo assim, para a manutenção da saúde, necessário se faz ingerir este líquido por inúmeras vezes ao dia, constituindo-se numa condição básica para a continuação da vida, como se fosse uma rotina de todos. E em quase tudo que fazemos, estamos utilizando a água. É no banho, na higiene física, lavar roupa, escovar os dentes, para o cozimento de alimentos.

E já que este líquido é o mais importante para a vida, todos os seres humanos precisam se conscientizar da necessidade de garantir o equilíbrio do clima e dos ambientes naturais, sob o risco deste líquido vir a se tornar cada vez mais escasso. Á água potável é o maior bem que o Planeta dispõe. Por isso é importante e vital tratar bem o meio ambiente.

A escassez de água castiga alguns Estados da Federação, até mesmo regiões, como o Nordeste. Mas, o que tem chamado a atenção de todos e da opinião pública é a região Sudeste, com São Paulo secando as represas que fornecem água potável para a população da capital paulista.

Pesquisa sobre o quanto se consome por dia em água potável no estado de Goiás e em mais 3 estados, ilustrando com um “gráfico" direcionado ao trabalho com alunos de 4º ou 5º ano dos anos iniciais.

O consumo de água doce em Goiás, não se pode aferir, contudo, sabe-se que é alto. Por outro lado, Goiás é privilegiado com muitos mananciais, diferente de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Veremos a seguir ilustrações de gráficos retratando o uso indevido, o desperdício deste líquido vital à vida, direcionado para o ensino e aprendizagem de crianças do 5º ano das séries iniciais.

Gráfico 1

O gráfico acima apresenta a distribuição do consumo de água numa habitação. Se pode verificar a quantidade de litros de água para cada lavagem.

Gráfico 2

É um exagero e, conforme se pode ver no gráfico 2, a porcentagem de água doce disponível é muito reduzida. É preciso rever essa questão do uso. É uma questão de educação ambiental. Educar as crianças e jovens, toda uma geração para ver se ainda se poderá salvar o planeta. A água doce acessível é mínima. E ainda tem a água doce, mas, de difícil acesso. A do oceano tem o problema do sal, ou seja, para o uso necessita dessalinização, um processo ainda caro.

Gráfico 3

O gráfico 3 apresenta como a água doce é utilizada no Brasil, um absurdo, 69% é destinada para a irrigação (agricultura).

Explorar sobre esse tema é de vital importância devido estar formando futuros adultos com grande poder de reflexão acerca da necessidade de desenvolver uma consciência ambiental, preservar as nascentes, não poluir e nem desmatar. E trabalhar esse tema de maneira interdisciplinar se constitui numa prática que contribuirá sobremaneira para a aprendizagem do aluno de 4º ou 5º ano dos anos iniciais.

3. PROJETO EDUCACIONAL VOLTADO PARA O 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS.

a) Identificação: Escola Estadual Novo Saber

b) Tema e Conteúdo. Desenvolvimento sustentável para se preservar a água para a manutenção da vida.

c) Introdução: justificativa do trabalho e dois objetivos.

O desenvolvimento sustentável é uma palavra muito utilizada nos últimos anos e se deve ao movimento de conscientização ambiental que tomou conta de todos, pois a exploração dos recursos naturais chegou a um ponto em que tem causado grande preocupação, pois as perspectivas futuras são negativas, comprometendo as gerações futuras.

Há toda uma mobilização para se cuidar melhor do maio ambiente, tendo se iniciado com as inúmeras Conferências, a primeira no ano de 1972 em Estocolmo na Suécia, depois ocorreram outras, inclusive a Agenda 21 no Rio de Janeiro em 1992 e atualmente a Rio + 20.

O desenvolvimento industrial é o grande vilão se somado aos altos índices de pobreza de países ou de algumas populações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com