TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

Artigo: Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Não é somente uma prova de avaliação sobre o ensino internacional como o Pisa que vai nos mostrar o fracasso que temos em nossa educação escolar. Os nossos próprios estudos nos dizem com nitidez o quanto à educação do nosso país está atrasada se comparado com a de outros países.

E preciso sim investir em políticas públicas, mas há vários outros fatores relevantes para que se possa alcançar uma educação de alta qualidade com a da Finlândia.

Vejo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) como um alerta aos países que tem uma má colocação nos índices, dentre eles o nosso. Como mencionado no texto creio também que possa haver falhas na avaliação do Pisa por não poder avaliar um conjunto de critérios que faz parte do ensino. Pois pedagogicamente falando sei que não há como medir realmente o conhecimento dos estudantes, pois como diz no texto o especialista em Avaliação e Políticas de Aprendizagem Luiz Carlos de Freitas, professor da Universidade de Campinas:

“ A função da educação não é exclusivamente preparar mão de obra. Há outras sociais que eles não têm qualificação para dimensionar”, afirma.

È preciso ver a nossa educação com outro olhar, o de “mudança”. Não se pode mudar o fracasso que ela vivencia do dia para noite. Será um trabalho árduo e de longo prazo, mas que é necessário que faça ter. Pois economicamente o nosso país tem estruturas para investir em uma educação de qualidade e significativa, não só para alcançar uma boa colocação na Avaliação do Pisa ou no próprio Enem, mas sim para mudar a realidade da nossa sociedade, construindo cidadãos críticos e participativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com