TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa do Livro Didático

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Daianny Tomaz da Silva

Míriam Neves Bremenkamp

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Diana de Souza Messias

Domingos Martins

2018

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Daianny Tomaz Da Silva

Míriam Neves Bremenkamp

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Trabalho final de conclusão do curso Programa Nacional do Livro Didático no âmbito do Programa Formação pela Escola.

Diana de Souza Messias

Domingos Martins

2018

RESUMO

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico. O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que podem ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.

O Programa Nacional do Livro Didático atende também os alunos da educação especial. E são distribuídas obras didáticas em braille.

Palavras chaves: livro didático; aluno; trabalho pedagógico.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

OBJETIVO        6

METODOLOGIA        6

COLETA DE DADOS        6

DESENVOLVIMENTO        7

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

Este trabalho destina-se a conclusão do curso Programa do Livro Didático, um dos cursos do Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE – Formação Pela Escola.

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que os livros durem três anos. O livro deverá ser repassado ao aluno para uso, durante o ano letivo, como um empréstimo, sendo que o aluno, seus pais ou responsáveis se obrigam a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo toda a comunidade escolar para garantir que os livros sejam conservados e, assim, possam ser devolvidos em condições de serem reutilizados no próximo ano letivo para que não haja falta de livros nos anos seguintes.

Apesar dos avanços tecnológicos e da enorme variedade de materiais curriculares, atualmente disponíveis no mercado, o livro didático, continua sendo o recurso mais utilizado no ensino escolar. Sendo por meio deste material que o professor organiza, desenvolve e avalia seu trabalho pedagógico na sala de aula.

OBJETIVO

Reconhecer que os livros didáticos usados pelos alunos fazem parte de um bem público sendo um direito por parte dos alunos e, no entanto, é preciso ter cuidados especiais para conservá-los e serem devolvidos ao final do ano letivo, possibilitando que um outro aluno utilize este livro no próximo ano.

METODOLOGIA

Entrevista com o corpo docente da escola para a coleta de dados que nos revelaram vários aspectos a respeito da importância do Programa do Livro.

COLETA DE DADOS

O programa do livro didático é uma ferramenta que auxilia cada vez mais a qualidade do ensino escolar, proporcionando o incentivo da leitura dos alunos, professores e assim visando a formação de cidadãos.

Ao realizarmos uma pesquisa com um grupo escolar formado por alunos, pais, professores e gestores todos concordaram que o livro didático é fundamental para o ensino aprendizagem dos alunos. Ressaltando aspectos positivos e negativos em respeito ao programa do livro. Podemos citar como exemplos:

Pontos positivos:

  •  Distribuição de livros aos alunos abrangendo o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, promovendo o contato dos alunos com o livro desde os anos iniciais;
  • Ampliar os conhecimentos científicos;
  • Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Ponto negativo:

  • Os professores citaram a situação de que alguns alunos não tem zelo pelo material escolar, no entanto alguns livros são devolvidos em estados deprimentes.

DESENVOLVIMENTO

Em relação à escolha do livro didático na escola é realizada com todos os professores, orientados pelo guia do livro didático e coordenados pelo gestor e coordenador pedagógico. Devem apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina que estejam de acordo com o projeto politico pedagógico da escola. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira. Essa distribuição vem acontecendo de maneira eficiente, quando se tem a necessidade de mais livros pode-se recorrer aos SISCORT que disponibiliza livros de uma reserva técnica, possibilitando o remanejamento de livros nas unidades escolares que necessitam, além disso, as escolas contam com o apoio da secretaria municipal de educação que podem ajudar a remanejar livros entre as escolas do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com