TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Acadêmico O Lúdico Junto Com as Quatro Operações

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

Disciplinas: Artes e Matemática

Ano: 4ºano

Duração: 40 aulas/horas

Tema:

Conteúdo: o lúdico junto com as quatro operações

OBJETIVOS

Estimular o raciocínio lógico e atrair os alunos de maneira que eles nem percebam que estão resolvendo exercícios de matemática, além de desenvolver  a capacidade motora fina.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Estimular o raciocínio;
Reforçar o aprendizado;
Estimular os alunos a trabalhar em equipe;
Desenvolver a criatividade.

Fases/Metodologia

Para saber como os alunos veem as quatros operações iremos  fazer um levantamento prévio do conhecimento em conjunto, através de observações feitas pela professora regente da sala durante uma aula de revisão.

Será confeccionado juntamente com os alunos um bingo matemático com as quatros operações onde  cada cartela dos alunos terão somente os resultados e o que será sorteado serão as operações com isso cada aluno tem que ser rápido no raciocínio pois se o resultado aparecer na cartela, o participante deverá marcar sua “casa” (com uma bolinha de papel, por exemplo).

No momento da confecção a professora entregara aos alunos uma folha de sulfite onde eles farão 14 quadrados do mesmo tamanho e serão entregues 13 números prontos para cada aluno colocar na sua cartela, em seguida começa a brincadeira direcionada pela professora.

Próxima aula será produzido um dominó contendo as quatro operações onde a professora levará impresso na folha sulfite para que os alunos colem no papel cartão e recortem, logo dividiremos a turma em grupos de três pessoas para poderem brincar.

Na aula seguinte montaremos um jogo de boliche com garrafas pets envolvendo as quatro operações, onde os alunos trarão de casa uma garrafa descartável e decoraram em sala de aula, em seguida a professora colara os números de 0 á 9 em 10 garrafas e os sinais das operações em quatro garrafas que ficará reservada para ser utilizado com as garrafas que ficaram em pé. O desenvolvimento da brincadeira será dividido a turma em dois grupos onde o primeiro arremessa uma vez nas garrafas que possui os números e depois nas garrafas que tem os sinais das operações depois disso  o restante do grupo ajudará resolver a operação formada, dando a resposta correta. Assim cada equipe terá o direito de jogar um de cada vez.

Para concluir o projeto dividiremos em grupos de três pessoas onde cada aluno do grupo confeccionara um dado com o molde pronto entregue pela professora e o primeiro dado com números de 5 á 10, segundo 21 á 26 e o terceiro com os sinais das quatro operações. Após a confecção os alunos irão brincar entre seu grupo cada um jogando de uma vez, trabalho este com o propósito de fixar as quatro operações.  

 

Recursos:

Avaliação: Serão avaliados continuamente durante a realização das brincadeiras e a confecção dos materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com