TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Bichinhos de Jardim

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  4.370 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO BICHINHOS DE JARDIM

Justificativa: O trabalho com projetos possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada. A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo. Porém, à medida que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo. Este processo de desconstruir antigos conceitos e construir novos, reorganizando as ideias, modificando o pensamento é, portanto, o conhecimento, é o ato de aprender.

Acreditando na importância da conscientização da preservação da natureza e de todo o ecossistema que a envolve é possível organizar atividades de enriquecimento, aquisição, exploração e vivência de conhecimentos, buscando uma geração que vislumbre um mundo melhor para se viver.  

OBJETIVOS:                                                                                                        --Ajudar as crianças a transformar suas concepções e formular novas representações do mundo, propondo situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de explicações para os fenômenos e aconteci mentos do mundo natural e social.

-Conhecer e identificar os bichinhos em seu habitat natural (jardins, hortas...), nomeando-os corretamente.

- Conhecer suas características e como se adaptam ao meio em que vivem.

-Desenvolver o gosto por vários tipos de textos, pela leitura e pela pesquisa.

-Desenvolver a oralidade e expressão corporal.

-Trabalhar o raciocínio lógico, sequenciar, classificar elementos.

-Trabalhar a motricidade fina e ampla e o senso crítico.

-Definir a classe dos animais em estudo.

-Identificar a utilidade de alguns animais para os seres humanos.

-Respeitar os seres vivos que nos cercam tornando-se um lutador em defesa do meio ambiente.

CONTEÚDOS: Dinâmicas, brincadeiras, musicalização, montagem de livros, atividades físicas, hora do conto, oficinas de sucata, montagem de murais, atividades de artes e pesquisas.

CULMINÂNCIA: Exposição de algumas atividades desenvolvidas ao longo do projeto bem como fotos em momentos da realização das etapas.

AVALIAÇÃO: Feita de forma qualitativa, processual e contínua com observações sobre o interesse e envolvimento em atividades coletivas e individuais.

ETAPAS DO PROJETO:

1º. Momento:

Roda de conversa: Conversar sobre o tema proposto. Incentivá-las a falar sobre suas experiências: quem tem jardim em casa ou na casa da vovó? Quem conhece os bichinhos que moram nos canteiros, debaixo das pedrinhas, no meio da terra?

Que bichos vocês acham que moram em um jardim?

Trabalho com obras da literatura infantil, como as histórias “Tatu-bola”, “A plantinha e o caracol”, “A minhoca Coca”, “A lagarta e a borboleta” (Eunice Braido, Editora FDT), “A cigarra e a formiga”, “Meu jardim”, “ A abelha ocupada”, “Rua Jardim, 75” (Ana Terra, Editora Larousse), além de poesias como “Minhoca”, de Maria da Graça Almeida, “A Joaninha”, de Elias José, “As borboletas”, de Vinícius de Moraes e “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles.

Trabalho com músicas infantis: “Minhoca, me dá uma beijoca”, “Uma minhoquinha faz ginastiquinha”, “A D. Aranha”, “Dois patinhos na lagoa”, etc.

2º. Momento:

Visita ao jardim da escola – 1ª. etapa:

As crianças são instigadas a direcionar o olhar para lugares pouco observados cotidianamente, como sob as pedras, na face inferior das folhas, nos troncos das árvores, etc.

Reflexão sobre as 1as. Hipóteses levantadas pelas crianças em roda de conversa:

Após observar o ambiente jardim e algumas de suas características como tamanho, tipos de plantas, localização, entre outros, as crianças verão as fotos de todos os bichos que foram citados e, a partir disso, pensarão sobre a possibilidade daqueles bichos estarem presentes neste habitat.

Deixar sobre as mesinhas, livros, revistas e gravuras de bichinhos que vivem no jardim: borboletas, caracóis, minhocas, tatuzinhos, besouros, etc.

Pedir aos pais que enviem gravuras, livros ou revistas sobre o tema para serem mostrados em roda ou para a confecção de um livro com o grupo.

Visita ao jardim da escola – 2ª. etapa:

Neste momento, a intenção é que as crianças vivenciem novas experiências de estar em contato com um jardim. Munidas de lupas e palitos, elas poderão explorar esse ambiente com um novo olhar, pois esses instrumentos de investigação permitirão observar detalhes que não seriam possíveis a olho nu. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, confirmar as hipóteses que foram levantadas por elas, desde o início dos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com