TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  16/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  6.051 Palavras (25 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


RESUMO

Este presente artigo tem o objetivo de apresentar os benefícios dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, na construção de conceitos e desenvolvimento cognitivo e como o professor pode utilizar deste recurso como propulsor do seu desenvolvimento. O  embasamento nas teorias de Luckesi (1994),  Vigostsky(1990), Piagett ( 1998), além do Referencial Nacional da Educação Infantil(RCNEI), a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a nova BNCC ( Base Nacional Comum Curricular)  que tratam da infância foram essenciais para apontar o papel do professor no processo de aprendizagem na educação infantil e das leis que garantem e propõem condições para garantir os direitos da criança. Como método de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa e participante, partindo da observação concreta dos alunos da Educação Infantil de uma creche.  Para efetivar esta pesquisa, o diário foi o instrumento para coleta de dados e a observação dos participantes. Após a análise dos dados obtidos e o embasamento teórico acerca do tema abordado foi possível concluir que os jogos e brincadeiras são fundamentais no processo de desenvolvimento cognitivo, físico, e formação social da criança. O lúdico desenvolve nas crianças a imaginação, o raciocínio, a criatividade e a oportunidade de transpor do imaginário para o mundo real através das atividades de interação e socialização com o outro.

Palavras-chave: Jogos e brincadeiras - Educação Infantil - Desenvolvimento

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

DESENVOLVIMENTO        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................18

REFERÊNCIAS        20


INTRODUÇÃO

        Vários autores relatam a importância do brincar na infância como benefício  ao desenvolvimento  social, emocional e cognitivo da criança. Este trabalho busca abordar a importância dos jogos e brincadeiras na primeira infância e especificamente na educação infantil. Uma vez que o  brincar já faz parte da vida diária da criança,  se apropriar deste recurso para oportunizar a aprendizagem na primeira infância é uma ferramenta a mais que o professor pode e deve se apropriar para propiciar a aprendizagem, o desenvolvimento intelectual, cognitivo e social da criança.

        Hoje em dia, os pais devido ao trabalho e a rotina corrida não têm mais tempo para deixar as crianças em casa, com isso, as creches, escolas integrais e escolas de educação infantil tem sido o recurso utilizado pelos pais para garantirem um lugar seguro onde deixar seus filhos enquanto trabalham, mas também para aprenderem.

        As creches e escolas de Educação Infantil deixam de ter um caráter assistencialista para uma proposta pedagógica e para tanto, o brincar deixa apenas de ser uma ação própria da infância para assumir também um caráter educacional e um momento para explorar a aprendizagem e o conhecimento de novos conceitos e propostas a serem definidas de acordo com a faixa etária de cada criança.

        Este trabalho tem como proposta de pesquisa analisar e observar o fazer pedagógico para intervir em prol de ações que melhor auxiliem o trabalho do professor na educação infantil tendo como problemática para levantamento de informações e estudos o tema em questão: “O professor da educação infantil utiliza dos recursos\meios que são promovidos pelos jogos e brincadeiras para oportunizar o aprendizado o e desenvolvimento infantil? Os profissionais que não se utilizam deste recurso como ferramenta para aprendizagem, não o fazem por  não terem conhecimento pedagógico ou preparo para a função, ou por entender que a educação infantil limita-se apenas aos cuidados da infância?”

        Para elaboração dessa pesquisa utilizou-se coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica de documentos oficiais, referenciais e uma pesquisa de campo,  buscando abordar as concepções da infância, do lúdico e da importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, bem como o papel do professor como parte deste processo, sendo ele um direcionador de novos conhecimentos. Para que a pesquisa fosse realizada foi necessário estudos e leituras de vários livros e assunto sobre o tema, para dar suporte teórico às temáticas elegidas utilizando meios físicos e a internet, para construir um referencial coerente sobre o tema apresentado.

        A pesquisa qualitativa também foi de fundamental importância para complementação deste trabalho visando entrosamento entre os referenciais estudados  e a prática pedagógica observada em loco.  Ainda sim, o  referencial bibliográfico foi peça fundamental neste trabalho que além de trabalhar com a observação de crianças de uma rede municipal de educação infantil, se amparou nos autores Luckesi (1994), Vigostsky (1990), Piagett ( 1998), além do Referencial Nacional da Educação Infantil(RCNEI), a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a nova BNCC ( Base Nacional Comum Curricular)  que tratam da infância, do papel do professor, do processo de aprendizagem na educação infantil e das leis que garantem e propõem condições para garantir os direitos da criança.

        O Trabalho de pesquisa de campo nesta creche veio acrescentar ao conhecimento adquirido durante toda a trajetória desta formação pedagógica e das leituras dos referenciais acima citados além de serem de fundamental importância enquanto formanda em pedagogia para minha formação pessoal, profissional e humana, me abriu um leque de indagações que deixo como expectativas de pesquisas para futuros estudos.


DESENVOLVIMENTO

        A justificativa para realizar este trabalho vem da necessidade de analisar e observar o fazer pedagógico para intervir em prol de ações que melhor auxiliem o trabalho do professor na educação infantil. Sendo ele agente de transformação, o docente poderia estar intervindo mais na rotina destas crianças com atividades que possam favorecer a construção do conhecimento, do desenvolvimento físico e motor. Através de brincadeiras direcionadas, o professor pode e deve ser um norteador e orientador para aquisição de conhecimentos, direcionando  as crianças em momentos de interação onde elas possam se expressar, comunicar, brincar, participar, conviver e se conhecerem, tendo também a consciência de si próprias para conhecer e respeitar o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (312.6 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com