TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Literário

Por:   •  11/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

13ª Mostra Literária da Escola Municipal João Batista de Mendonça

[pic 1]

 

        

[pic 2]

                

Baía Formosa- RN

Agosto / 2017

Direção: Geane Jerônimo da Silva

Vice-direção: Ângela Magna da Silva Costa

Coordenação: Suzana Magaly do Nascimento; Laís Ferreira dos Santos Madeiro

Elaboração: Suzana Magaly do Nascimento

Participação: Professores, alunos e funcionários da Escola

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        4

2- OBJETIVO GERAL        6

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

3.1 ÁREAS DO CONHECIMENTO        6

4- METODOLOGIA        7

5- RECURSOS        8

6- CRONOGRAMA        8

7- CULMINÂNCIA        8

1- INTRODUÇÃO

A ideia de realizar uma um trabalho em torno da literatura infantil veio por intenção da professora Alvina Nobre, na época, lecionava o curso de Letras, na UFRN e trabalhava com os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, na escola. Em conversa com a equipe escolar de então, consolidou a proposta da culminância do projeto de literatura ser realizada através de uma Mostra de trabalhos.  

Assim, no ano de 2005, foi criada a Mostra Literária da Escola Municipal João Batista de Mendonça e este ano faz seu décimo terceiro aniversário. Feita pelos professores, alunos e abraçada pelos gestores da escola, tendo como objetivo dinamizar as atividades escolares com foco na literatura.

A continuidade e ampliação da ação pedagógica, nesses 12 anos passados de Amostra literária, oportunizou a visão clara do sucesso alcançado pela proposta, galgado ano a ano, envolvendo as crianças, os funcionários, os pais e toda a comunidade ao apresentar uma roupagem lúdica a literatura brasileira e internacional direcionado a criança e a formação de leitores.

A cada ano, a escolha do tema para na escola direciona o tema da mostra literária. Em 2017, com enfoque dado pelo tema: Cidadania: o Eu, o Nós e os outro, o título escolhido foi: Semear literatura é promover cidadania considerando o reconhecimento do direito da criança de ler, escrever, ouvir e contar histórias. Os livros escolhidos pelas professoras abordam as temáticas inerentes as questões de cidadania e valores sociais buscando uma relação com o cotidiano da criança.

O Projeto será desenvolvido durante o 3º bimestre do ano letivo de 2017, executado 04/09 a 06/10 e sua culminância, neste ano, está previsto para o final do mês de outubro, com a exposição e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças e professores, aberta a comunidade escolar e social do município.

A literatura infantil é um recente gênero na história da cultura ocidental, dinamizado pelo crescimento econômico que exige no meio social leitores e escritores mais competentes diz Souza; Feba (Org) (2011), sendo essa uma importante conquista para os profissionais que dependem destes conhecimentos para interagir socialmente.

 Dessa forma, apresenta-se como uma importante ferramenta para ser utilizada em prol da criação do hábito de ler, como é aponto em diversos autores e corriqueiro nas diversas reportagens acerca do tema. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo.

Por sua vez, Bamberger (2000) diz:  “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora. ” Nessa mesma ótica, Ferreiro (1998) diz que existe uma série de aspectos sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos que envolvem a aquisição da leitura que devem ser trabalhados fazendo com que a criança supere o processo de leitura e escrita, com sucesso.

Sem perder a ênfase, Bamberger, na mesma obra, também diz que “a criança que lê com maior desenvoltura se interessa pela leitura e aprende mais facilmente, neste sentido, a criança interessada em aprender se transforma num leitor capaz. ”

Assim, a XIII Mostra Literária da Escola João Batista de Mendonça Semear literatura é colher cidadania, terá como aporte teórico a literatura no acervo bibliográfico dos autores: SILVERSTEIN (2012); YANES (2013);

Em suma, o aporte literário que compõe o acervo distribuído pelo Ministério da Educação, através do Programa Biblioteca na Escola, no âmbito do PNAIC foi o ponto de partida para a escolha bibliografia utilizada pelos professores com as crianças.

Essa atividade atende os preceitos estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil em que estabelece o currículo da Educação Infantil como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.

2- OBJETIVO GERAL

Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças tendo foco a literatura.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer os diversos aportes literários do acervo escolhido pelo professor;
  • Favorecer a utilização de diversos portadores de textos;
  • Conhecer alguns gêneros textuais e sua estrutura;
  • Utilizar as formas e composições dos gêneros literários;
  • Ouvir e contar histórias;
  • Ensinar a criança a apresentar seu trabalho em público.
  • Efetivar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;
  • Consolidar a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;
  • Valorizar a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;
  • Estabelecer conexões entre o conhecimento elaborado e o cotidiano vivido.

3.1 ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • LINGUAGEM ESCRITA, ORAL, CORPORAL, SONORA E VISUAL.

a) Leitura de palavras e textual, individual e coletiva, d) Estudo de portadores de textos e gêneros textuais; e) Escrita e estudo dos signos, grafemas, fonemas e de símbolos; f) Análise linguística; g) Literatura infantil obras clássicas e populares;

  • Comunicação: a)Musicas, b)Plástica, c)Fotográfica, d)Teatral e)Cinematográfica.
  • Matemática: a) Linguagem numérica b) Lógica matemática c) Operações d) Problemas, e) Geometria.
  • Ciências Naturais e Sociais: a) animais b) plantas c) moradia d) transporte e) Meio ambiente f) preservação g) vida

4- METODOLOGIA

A Metodologia tomada para a realização das atividades em torno da literatura tem o professor como apresentador e leitor de diversos gêneros textuais contemplando condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem o que diz as DCENEI no art. 8º § 1º.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (807.1 Kb)   docx (692.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com