TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO

Por:   •  15/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.190 Palavras (13 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE FUTURA

JULIANA RIBEIRO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO

UBERABA
2021

 

FACULDADE FUTURA

JULIANA RIBEIRO

PROJETO PRÁTICO

DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado, da Faculdade Futura, no Curso de Pedagogia, como pré-requisito para aprovação.

UBERABA
2021

Resumo

No Brasil, o desenvolvimento da alfabetização de adultos acompanhou toda a história da educação, e teve início com a alfabetização e o ensino das primeiras letras dos jesuítas durante o período colonial brasileiro.
Este artigo tem como objetivo enfocar a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São discutidos princípios fundamentais relacionados ao desenvolvimento de currículos educacionais e de ensino no Brasil ensaios sore métodos estratégias e processos de aprendizagem para alunos do ensino médio. Caracteriza-se também pela constatação da importância da EJA como forma seu desenvolvimento e os benefícios educacionais por meio do plano permitindo que professores no Brasil sejam qualificados para estudar. Embora a educação no Brasil tenha mostrado como essa questão pode ser acompanhada ela ainda suscita polêmica no sistema de educação e formação de professores e administradores em como de educadores. Use gestos especiais em alguns métodos de ensino. Portanto o autor encontra para coletar argumentos sore a responsabilidade do corpo discente na pedagogia e no ensino de defesa. Os jovens e adultos ainda sofrem muitas falhas devido à falta de recursos de aprendizagem. Serão analisados ​​aspectos pedagógicos desenvolvimento conquistas e desafios da EJA.

Palavras-chaves: Educação. Jovens. Adultos. Professores. Brasil

Sumário

1.        Introdução        3

2.        História do EJA no Brasil        4

3.        Métodos de Ensino do EJA        5

4.        A formação de professores        7

5.        Desafios do EJA atualmente        8

6.        Conclusão        11

7.        Referências bibliográficas        13

  1. Introdução

A atenção cada vez maior do Brasil à aprendizagem requer inegavelmente a implementação de métodos estratégias e processos eficazes pois é baseada no processo pelo qual as pessoas buscam realizar seu potencial humano e integrá-lo à sociedade, ao ambiente ao qual pertencem.

Nesse caso o professor passa a ser a ase pois o sistema educacional continua a ser adequadamente afetado pela falta de preparo adequado para a formação docente. Assim um grande número de alunos é afetado os mais afetados são os jovens e adultos por algum motivo declinou na qualidade do ensino.

No entanto essa vertente da educação é urgente por isso acredita-se que a educação brasileira na EJA especificamente a educação de jovens e adultos seja um meio para aqueles que não continuam a ser educados para o ingresso no ensino básico ou intermediário no momento certo e deve ser aplicável a todos os alunos.

Porém se as medidas de educação básica para adolescentes e adultos precisam de respostas ainda é uma questão de debate deixando a sociedade ilesa o que geralmente é difícil de medir. Com um índice patético de analfabetismo subagudo porque as escolas não são assim elas” nem sempre está preparado para algo completamente reproduzível.

A sociedade exige mudanças pois o estilo de aprendizagem de jovens menores de 1anos e adultos maiores de 18 anos ainda não é eficaz na escola primária. Porque nas áreas subdesenvolvidas para as classes populares de massas além dos conceitos básicos de saúde pública e educação faltam na escola ons conhecimentos básicos de gramática matemática e outras matérias.

Em outras palavras deve-se notar que no Brasil o processo e os objetivos da educação e da EJA variam consideravelmente dependendo de fatores culturais complexos.

  1. História do EJA no Brasil

A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) mudou ao longo do tempo mostrando que está ligada às transformações sociais econômicas e políticas que marcaram diferentes momentos da história do país.

 A Constituição de 1934 introduziu o Plano Nacional de Educação que pela primeira vez identificou a educação de adultos como uma obrigação do Estado incluindo as regulamentações estaduais sore a oferta de educação primária gratuita e obrigatória para adultos.

Durante a década de 1950 foi lançada a Campanha Nacional de Alfabetização (CNEA) marcando uma nova fase no debate sore a educação de adultos. Os organizadores entendem que a campanha de alfabetização não basta, mas a educação de crianças e jovens deve ser priorizada. Uma pessoa com educação ainda pode significar uma mudança nas condições de vida. “Em 1961 o CNEA passou por dificuldades econômicas resultando na redução de suas operações. Cessou as operações em 1963 e as demais operações cessaram antes disso” (Vieira 2004 p. 21-22).

Durante a década de 1970 uma ditadura militar teve início o movimento de alfabetização brasileiro MOBRAL que visava erradicar o analfabetismo em apenas 10 anos. A população de 15 anos ou mais passou por algumas mudanças nas metas do plano e o escopo do plano foi expandido para incluir tanto a educação pública quanto a educação infantil.

Centros de estudo adicionais foram estabelecidos em todo o país para servir como um modelo para a educação do futuro e para atender às necessidades de nossa sociedade moderna. O objetivo é formar uma equipe de pessoas com baixos custos operacionais para atender às crescentes demandas do competitivo mercado de trabalho para a educação geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com