TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PROJETO PRATICO DA AÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  11/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

RELATORIO PROJETO PRATICO DA AÇÃO PEDAGOGICA – 5º Semestre

Este trabalho de pesquisa tem como finalidade a análise e compreensão dos Estudo de Caso aqui apresentado, sendo ele, três casos apresentados mediante orientação do professor responsável pelo Projeto e Prática da Ação Pedagógica deste semestre.

O Estudo de caso nada mais é do que uma metodologia qualitativa de pesquisa em educação. É um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado, ou seja, um problema que não possui uma solução pré-definida, exigindo empenho do pesquisador para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos avaliar e propor soluções para cada caso apresentado. Cada caso é um caso único que exige essa metodologia de pesquisa para melhor compreensão dos fatos em que consiste cada problema. E o pedagogo, enquanto gestor educacional, orientador ou supervisor de ensino deve utilizar desta tática para o melhoramento e funcionamento da escola, visando a mesma como instrumento fundamental de transformação social.

O papel do pedagogo como gestor escolar, seja ele como orientador ou supervisor, de modo geral, deve prezar pelo desenvolvimento pedagógico dos demais componentes da escola. Sendo assim, o desenvolvimento de todos os elementos que compõem a escola deve ser trabalhado de forma conjunta e interpessoal. Em relação a elaboração do currículo escolar e conteúdo, os mesmos devem ser interdisciplinares e complementares um ao outro, considerando sempre o contexto social em histórico no qual a escola, os alunos e a comunidade está inserido. O profissional em educação, de forma geral e resumida, preza pela qualidade do ensino e seu desenvolvimento como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com