TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção Atividade Infantil

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Projeto de Intervenção

Atividade: Educação Infantil

Brincando para aprender ou aprender brincando: a ludicidade no cotidiano da creche.

O Lúdico se faz necessário para a aprendizagem, as iniciativas lúdicas nas escolas estimula a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual do indevido, faz com que o aprendizado se torne leve e prazeroso.

Brincar não só ajuda no aprendizado do conteúdo passado, mas também na coordenação motora, na socialização, proporciona descobertas, entre outros benefícios.

Segundo o pensador Vygotsky, por exemplo, o lúdico influencia muito o desenvolvimento da criança, pois é através do jogo que a criança aprende a agir, tem a curiosidade estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

Na escola onde estagiei que é particular é um bom exemplo, a base de ensino para educação infantil deles é o lúdico, o inglês é ensinado através de músicas, vários temas é ensinado com contos de histórias utilizado fantoches, o dia do brinquedo, jogos para estimular a coordenação motora, raciocínio e criatividade. Sem tempo para cada atividade, sem pressa, dessa forma não só o aprendizado, mas o ensinar se torna prazeroso, menos estressante mais dinâmico.

Fazendo uma comparação clara para o errado que é apontado pelo vídeo e o texto que mostra a rotina de uma creche, consegui ver que a rotina informada acontece em muitas creches espalhada por todo Brasil, no meu ver mais nas publicas, entendo que a creche não deixou de seguir cronograma programado mais a falta da presença dos professores nos momentos principais, digo o lado especial que é o afeto, o carinho a vontade de ensinar e esta junto da criança, acredito que a razão desta rotina seja o tempo, na verdade a falta dele ou a má administração dele é o fator decisivo, pois até aquele momento da pintura e da musica que desperta momento lúdico é interrompido devido a pouco tempo que se tem. Tornando estressante o trabalho do pedagogo que acaba perdendo gosto pela profissão e prejudicando os alunos.

Então eu pude ver no material proposto pela tutora e por minha experiência no estagio, que é primordial que o lúdico seja usado na educação infantil.

Bibliografia

A Importância do Brincar - Tisuko Kishimoto (USP) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0al1A_UBdWA,

A importância do Lúdico na educação infantil. Disponível em: http://www.lambaridoeste.mt.gov.br/secretarias/educacao-e-cultura/artigos-dos-professores/59/view/672

Brincando para aprender ou aprender brincando: a ludicidade no cotidiano da creche, disponível em: TEXTO ATIVIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL_PROJETO INTERVENÇÃO.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com