TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

~ Projeto de meio ambiente

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

OSASCO

PEDAGOGIA

Eliana Ap. da Silva Germano do Nascimento RA: 6659418871

Elizabeth Alexandre Kayo Ambrósio RA: 6785407683

Maria de Lourdes Oliveira RA: 6814002758

Marisa dos Santos Roque RA: 6655380355

Talita Kele da S. Galdino RA: 6818460905

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS

PROJETO

OSASCO

2016

Eliana Ap. da Silva Germano do Nascimento RA: 6659418871

Elizabeth Alexandre Kayo Ambrósio RA: 6785407683

Maria de Lourdes Oliveira RA: 6814002758

Marisa dos Santos Roque RA: 6655380355

Talita Kele da S. Galdino RA: 6818460905

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS

PROJETO

Trabalho de Atividades Supervisionada apresentada a disciplina de Fundamentos e Metodologia de Ciências, do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob. Orientação da professora Cátia Primon.

OSASCO

2016

RESUMO

Neste projeto, temos como objetivo promover a importância de se colocar em prática ações que contribuem para preservação da vida humana e ambiental.

O nosso planeta, está em crise ambiental, temos que procurar conscientizar as crianças, para que elas se tornem cidadãos conscientes e sensíveis uma educação para a cidadania, com a formação de indivíduos atentos aos problemas socioambientais e capazes de participar nas decisões da sociedade.

Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.

Palavra chave: Ambiental

INTRODUÇÃO

 Para se trabalhar com as questões do meio ambiente nas escolas é preciso iniciar pela conscientização do próprio educador.

A conscientização sobre o meio ambiente e o papel de cada um para sua preservação, a importância de se colocar em prática ações que contribuem para preservação da vida humana e ambiental, dessa forma poderemos tornar a sustentabilidade em uma força maior e real, colocar estas questões primeiramente no dia a dia de cada educador e assim um projeto se torna mais concreto.

A decisão e atitude de educadores em criar projetos de conscientização dos educados desde pequenos levará para o futuro próximo um planeta mais sustentável e rico nos seus recursos naturais.

 O mundo vivencia um momento onde a conscientização sobre o meio ambiente tem sido cada vez mais falada, pois todos no planeta estão sofrendo as consequências dos atos da geração passada e dos atos atuais que colaboram para o desgaste do meio ambiente.

Dessa forma a tomada decisão que irão colaborar para preservação e sustentabilidade do nosso planeta se faz necessária, ou seja, decisões que posam colaborar com um futuro melhor que pertencerá à nova geração.

A conscientização e realização de vários fatores que contribuem para um mundo melhor são de extrema importância. Atitudes que começam dentro das escolas, veículos formadores de opinião e nas casas de cada um, como trocas lâmpadas comuns pelas fluorescentes que gastam menos energia, uso consciente da água sem desperdícios nos banhos demorados, lavar as louças com a torneira aberta a todo tempo, o mesmo se aplica ao escovar os dentes, na limpeza da casa ou mesmo ao lavar o carro, atos simples que por falta de conscientização estão contribuindo para a falta de água em vários lugares do mundo como exemplo pode se dizer em São Paulo, separação para reciclagem dos lixos e o uso de matérias que não danificam o meio ambiente são fatores importantes.

Passar para os educados uma forma de viver em total harmonia com a natureza, pois nela encontramos recursos desde os primórdios para nossa sobrevivência, e a natureza precisa de todos para sua conservação e crescimento, assim não geramos futuros problemas com o habitat nem com as manifestações que se voltam contra a humanidade, à falta de recursos naturais que vem se mostrando cada vez mais alterados com os derretimentos das geleiras, mudanças climáticas, e uns dos maiores problemas que é o aquecimento global.

A procura por uma vida mais saudável contribui também para uma sustentabilidade na vida de cada um, ter acesso a uma boa alimentação, saúde, lazer, habitação, entres outros ajudam as pessoas entenderem que é preciso ter um equilíbrio entre o bem estar do ser humano e conservação do ambiente em que se vive, pois não se pode viver bem se o ambiente encontra-se em decadência total, causada pelo próprio homem.

Neste contexto tomar decisões importantes no cotidiano escolar que contribuem para a preservação do meio ambiente e demonstrar que a sustentabilidade pode ser vivenciada por cada um, tanto na sociedade como no ambiente escolar e familiar. Ação que pode ser realizadas no dia a dia ensina as pessoas de convívio comum, promovendo a conscientização de todos.

Uma vida sustentável leva a bons atos de vivência e fortalece os laços entres pessoas, mostrando que para se viver em um mundo melhor é preciso construí-lo a partir de agora com atitudes conscientes.

Projeto Meio Ambiente.

Uma das melhores maneiras de se trabalhar o meio ambiente com crianças está nos Jogos pedagógicos por tanto este projeto tem por finalidade desenvolver uma atividade na disciplina de ciências por meio do jogo.

O primeiro passo da atividade será apresentar as crianças uma reportagem onde à comunidade mora em casas sobre as arvores no meio da floresta trazendo por meio de imagens o meio ambiente natural com muita vegetação, tão distante de sua realidade. Aproveitar a euforia para propor o jogo.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com