TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto feira de ciências

Por:   •  29/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

             

Projeto Interdisciplinar

“Uma viagem pelas disciplinas do conhecimento”

(projeto da feira de ciências)

Porto Velho – RO - 2012

1- INTRODUÇÃO

                 Ao pensar em feira de ciências a escola deve ter bem claro o que significa o termo ciência, pois, em muitas situações há a tendência a se imaginar que esse evento deva ser desenvolvido apenas pelo professor que ministra a referida disciplina. Segundo o dicionário da editora rideel ciência é o saber que se adquire por meio do estudo e da meditação; é o conjunto organizado de conhecimentos sobre área determinada e fundado sobre metodologia específica em geral incluindo experimentação. Dessa maneira, passamos então para a importância de desenvolver a ciência. Atualmente é comum a veiculação nos meios de comunicação da palavra ciência e tecnologia, geralmente está associada à medicina ou ao desenvolvimento de aparelhos eletrônicos, criando uma imagem muitas vezes de que o que é cientifico é inquestionável, infalível, fornece ainda certa confiabilidade nos produtos. E gera a sensação na maioria das pessoas que fazer ciência é para superdotados, que deve ter laboratórios e computadores de última geração. O que não é verdade. A aprendizagem da ciência deve ocorrer em qualquer lugar, em casa, na escola, enfim, onde houver a vontade de adquirir conhecimento. Esse conhecimento deve servir de instrumento para o estudante atuar no meio em que vive e, ao mesmo tempo, adquirir uma nova compreensão do mundo e da sociedade.

        O dia-a-dia de todas as pessoas possui elementos de natureza científica e tecnológica como, por exemplo: rádio, relógio, televisão, mp4, geladeiras, carro, computadores, as relações sociais, o meio em que se vive, a poluição local, os costumes culturais, a influencias de outros povos nestes costumes, dentre outros. É necessário o direcionamento da aprendizagem para a percepção que nesses aparelhos existe conhecimentos científicos inseridos, pois são resultados de pesquisas científicas. O desenvolvimento de atividades questionadoras, que provoque o aluno a buscar respostas para o que está no seu entorno, pode ser realizado dentro de todas as áreas do saber seja a matemática, a biologia, o meio ambiente, o português, a geografia, a história, a arte, o inglês, enfim, todos os ramos do conhecimento fazem ciência. A feira de ciências será apenas o evento final para socialização de resultados e compartilhamento de idéias.

 2 – PROBLEMÁTICA

 

Muito se debate a educação brasileira hoje. Índices do IDEB, provinhas Brasil, baixos salários...  Notícias como:

Desinteresse é o principal motivo da evasão escolar dos jovens, afirma pesquisa da FGV-R” (http://www.anj.org.br/jornaleeducacao) 

“Fracasso escolar é o fracasso do sistema educacional', diz especialista” (http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/05/fracasso-escolar-e-o-fracasso-do-sistema-educacional-diz-especialista.html)

“Ideb mostra que 24% dos municípios estão abaixo da meta na 8ª série. Na 4ª série, cerca de 15% tiveram resultado negativo.” (http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/07/ideb-mostra-que-24-dos-municipios-estao-abaixo-da-meta-na-8-serie.html)

Abalam a opinião popular, descredibilizam os profissionais da educação, colocam dúvidas sobre os métodos utilizados no ensino-aprendizagem de hoje.

A psicoterapeuta, especializada em psicopedagogia do grupo de pesquisa de neuropsicologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Nadia Aparecida Bossa, coloca como importância fundamental do aprendizado a parceria entre a escola e a família; na entrevista do endereço eletrônico: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/05/fracasso-escolar-e-o-fracasso-do-sistema-educacional-diz-especialista.html. 

Porém, pouco se propõe a melhorar tal situação. Qual seria o motivo de tão pouco aproveitamento em sala de aula na maioria das escolas? Somente as aulas tradicionais, fechadas em quatro paredes não estariam cansando a relação discente-docente? Como englobar a família, a comunidade no aprendizado escolar?

 

3 - JUSTIFICATIVA

        A LDB, no Titulo I, da educação, em seu primeiro artigo nos faz a seguinte colocação:

“Art.1º: A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional coloca como normativo a necessidade da participação da família e da pesquisa no processo de ensino-aprendizagem escolar. Nas atividades como feiras de ciências ou mesmo projetos multidisciplinares com cunhos científicos e culminâncias em mostras dos resultados abertas à comunidade propiciam está relação.

Esta mesma LDB ainda nós traz a seguintes colocações:

“ Art. 3º....

....

II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar

a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

....

X – valorização da experiência extraescolar...”

        Justifica-se, portanto, este projeto, por está em plena sintonia com o que nós traz a lei maior da educação brasileira, ela nos fala sobre a necessidade de ligação entre o ensino e a família, nos coloca o dever de divulgar a cultura e a pesquisa e fala da valorização da experiência extra escolar.

Porém, não é só a lei que nos mostra esta necessidade. Com mestrado em psicologia da Educação pela PUC de São Paulo e doutorado em psicologia e educação pela USP; a psicoterapeuta e psicopedagoga, Nadia Aparecida Bossa, coordenou uma pesquisa feita durante cinco anos nas escolas públicas de São Paulo. O grupo de pesquisadores buscava saber as causas da dificuldade de aprendizado escolar para estabelecer prioridades de mudanças na política educacional, um dos motivos abordados como importância fundamental do aprendizado foi à parceria entre a escola e a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com