TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Feira de Matematica

Por:   •  13/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Feira de Matemática

Escola: Escola Estadual Maria Aparecida.

Serie: 6° ano

Tema: Números inteiros

Integrantes do Projeto: Professores, alunos, supervisores e estudantes bolsistas da docência.

Objetivos gerais deste projeto:

Elaborar estratégias nas quais auxiliem professores e alunos na escolha da melhor estratégia para o trabalho deste conteúdo em sala de aula.

Passo 2:

Para o um bom aprendizado de um conteúdo novo  é necessário planejar as atividades procurando conhecer as necessidades da turma, ou seja, verificar com cautela se todos dominam os conteúdos que antecedem esse novo  e assim mediar ações que proporcionem a todos o aprendizado com eficiência indicando materiais de apoio aos que ainda não dominam os conteúdos  necessários para a aprendizagem dos números inteiros . Sendo assim esse projeto visa ajudar esse aluno com defasagem de conhecimento a conseguir acompanhar o conteúdo com sucesso.

Inicia-se o ensino do mínimo múltiplo comum a partir do conhecimento do aluno dos números negativos, números naturais do domínio da tabuada e das quatro operações fundamentais  adição, subtração multiplicação e divisão após a construção desse conhecimento que o mesmo estará preparado para a introdução do mínimo múltiplo comum. Percebe-se que alguns alunos do grupo ainda não tem total domínio desses conteúdos sendo assim o grupo se disponibilizou a ajudar esses alunos com dificuldades nos conteúdos que são pré requisitos para o aprendizado do mínimo múltiplo comum,  a partir dai algumas estratégias foram tomadas pelo gupo.

  • Monitoria extraclasse com professores que se disponibilizaram a ajudar nesse projeto.
  • Montar estratégias com alunos do grupo que dominam o assunto, para ajudar os que ainda estão com dificuldades no conteúdo.
  • Retomar e ampliar os conhecimentos da adição e subtração com números positivos e negativos através de jogos.
  • Resolver problemas que envolvam os vários significados dessas operações trazendo essas para o dia a dia do aluno para que ele melhor compreenda o assunto.

Passo 3

A escolha do grupo como estratégia para o aprendizado dos números inteiros foi a partir dos jogos matemáticos. Os jogos são considerados uma atividade lúdica, divertida motivadora despertando a criatividade e o raciocínio dedutivo proporcionando a criança desenvolver habilidades na elaboração de uma estratégia para vencer o jogo desenvolvendo assim o raciocínio logico.

Objetivo do jogo:

O grupo escolheu montar um jogo com os números inteiros com o objetivo de explorar o conceito de números inteiros na operação de adição com números positivos e negativos o conceito de um numero oposto de um numero inteiro e o calculo mental. O grupo de quatro alunos confeccionou o jogo o que facilitou na compreensão do mesmo e de suas regras.

Segue abaixo o material utilizado para a montagem do jogo e estratégias do mesmo:

  • 40 cartas numeradas de -20 a + 20 (sem o zero).

Regras:

  • os jogadores distribuem entre si 36 cartas e colocam as 4 restantes no centro da mesa, com as faces voltadas para cima.
  •  Na sua vez, o jogador deve tentar obter soma zero, adicionando o número de uma das cartas de sua mão com os de uma ou mais cartas sobre a mesa. Se conseguir, retira para si o conjunto utilizado na jogada, formando seu monte. Caso não consiga combinar as cartas para obter a soma zero, escolhe  uma das cartas para descartar.
  • Se o jogador em sua jogada levar todas as cartas da mesa, o jogador seguinte apenas coloca uma carta.
  •  O jogo termina quando acabarem as cartas, ou quando não for mais possível obter a soma zero. Ganha o jogador cujo monte tiver maior número de cartas.
  • Numero de participantes 2 a 4 jogadores.

Estratégia de aprendizado:

Após algumas jogadas solicitar ao aluno que faça anotações dos números que serão tirados nas cartas com seus respectivos sinais e, solicitar que faça a adição e subtração, esse jogo será muito produtivo, pois ficara mais fácil o aluno compreender a reta dos números naturais adição e subtração e noções de pequenas expressões já que em algum momento de suas anotações sentira a necessidade do uso de parênteses para separar as operações que forem surgindo. Construindo assim um conhecimento do conteúdo de forma que o aluno reflita sobre a soma algébrica de números inteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com