TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: Projeto Feira Profissional

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

Curso de Pedagogia

Polo Presencial - Promissão-SP

Desafio Profissional: Projeto Feira Profissional.

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Competências Profissionais, Didática da língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial e Políticas Educacionais.       

                                           

5°SEMESTRE

                                           Acadêmicas:

Daiane Paes de Aquino Elias                             RA:1707166164

Ellen Pereira Ribeiro Badaró                              RA:1708152796

Jessica Fernanda Cunha Parra                          RA:1708154325

Juliana Rodrigues Moreira                                  RA:1708164175

Valdice Maria da Silva Gomes                            RA:1708162850

 Tutora Presencial:      Fernanda Qader

Tutora à Distância:      

Promissão/SP

2018

SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................................. 3

2. Desenvolvimento................................................................. 4

3. Planejamento ............................................................................ 5

4.Elaboração de Check List.................................................................................................. 9

5. Lauda sobre: A  importância do conhecimento dos campos de atuação ...................................................... 9

6. Considerações Finais............................................................................... 11

7. Referências bibliográficas .........................................................................12

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca identificar as diversas áreas em que um pedagogo possa atuar, pois, desde muitos anos atrás até os tempos atuais, ainda existem pessoas com a concepção de que a única área de atuação desse profissional seria apenas a sala de aula.

Atualmente, os cursos de pedagogia são mais abrangentes. Segundo as novas diretrizes do governo federal, o currículo dos cursos de hoje devem ser direcionados a formar professores para os níveis de Educação Infantil, Educação Fundamental I e para a área de gestão de instituições de ensino.  

Para o desenvolvimento deste trabalho, indagamos: Quais as diversas áreas de atuação de um pedagogo? Través de uma feira profissional, onde os professores junto a coordenadora da faculdade vão realizar uma apresentação para os alunos, falando sobre profissões na área da pedagogia.

Entre as áreas em que o profissional de pedagogia pode trabalhar estão: ensino em escolas públicas e privadas (ministrar aulas da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental), administração escolar (gerenciar materiais, financiamentos e recursos humanos), educação especial, orientação educacional (oferecer assistência aos estudantes com o uso de métodos psicológicos) e pedagogia empresarial (criar projetos educacionais, sociais e culturais para empresas).

Hoje, o mercado de trabalho para o pedagogo é vasto, no entanto apresenta desafios em relação ao índice de pessoas que pretendem ingressar nele. De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média de salário nacional inicial de um pedagogo gira em torno de R$1.466,99.

A área de educação está em expansão por conta do crescimento demográfico, segundo informações do IBGE e as escolas da rede de ensino básico do Brasil precisam de mais educadores. E mais que isso: educadores com cursos de pós-graduação no currículo nas áreas de língua-portuguesa e redação, educação de jovens e adultos, libras, cultura e literatura, língua inglesa, educação inclusiva, gestão escolar e alfabetização.    

Por fim, o pedagogo pode encontrar oportunidades em outras áreas como hospitais (na área de pedagogia hospitalar) ONGs (Organizações não governamentais) e empresas de educação à distância.

  1. PLANEJAMENTO DA FEIRA CULTURAL

Nome da Escola: EMEF Pequeno Einstein

Nome das professoras: Ana e Maristela

Turmas envolvidas: 4º ano do Ensino Fundamental

Proposta: Feira Cultural – Conhecendo o Brasil

Objetivos: transformar os conteúdos mais significativos para os alunos em apresentações criativas e originais, com danças, comidas típicas, artesanatos, cinema, teatro e banner com fotos que mostrem ao público, no dia do evento, uma pequena parte de todos os aspectos que foram abordados, trabalhados e aprofundados sobre o tema.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Matemática, Ciências, Língua Portuguesa.

Conteúdos: Foco em: História: O Brasil Colônia - Geografia: As Regiões do Brasil

Metodologia: Os Conteúdos serão trabalhados em sala de aula, como: ensaio do teatro, elaboração do cenário, confecção de roupas, danças, produção de cartazes, etc. e depois apresentados para a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e população em geral) através de atividades desenvolvidas na Feira Cultural.

Pessoas envolvidas e respectivas responsabilidades:

Professoras:  Ana: responsável pelos alunos do 4°ano A, Peça de Teatro A Chegada dos Portugueses no Brasil. Maristela: responsável pelos alunos 4°ano B, Peça de Teatro a Cultura Indígena.

Coordenadora: Delegar as responsabilidades por cada atividade que acontecerá na Feira e comunicar aos pais dos alunos para que compareçam.

Produções pedagógicas para a Feira:  Exposição de Cartazes, Músicas, Danças, Barracas de comidas típicas e Peça de Teatro.

Cronograma de cada ação:

  1°ao 3°dia: Confecção de Cartazes 4° Ano A e B

  4º ao 8º dia: Abordagem do tema em sala de aula, Ensaio das Peças de Teatro e danças.

  9°ao 10°dia: Montagem das barracas, cenário e exposição dos cartazes confeccionados pelos alunos, sendo as duas equipes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com