TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto fundamental

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

        Projeto: Nossa cidade nossas paisagens

        Temática 2: seres vivos (a existência de diferentes componentes do meio ambiente); o mundo da criança (o bairro, as casas, as paisagens); tempo cronológico e tempo histórico ( fotos e leitura de imagem).

        Tempo de duração: 10 aulas, com duração de 45 minutos diários.  

        Faixa etária: crianças de 9 anos de idade.

        Desenvolvimento da atividade:

        Atividade 1 Geografia: Divida a sala em grupos de 4 alunos e  peça as crianças que consulte em sites na internete quais principais rios cortam a cidade local), pedir para as crianças fazer um pequeno mapa do trajeto que ela faz da casa dela até a escola.  

        Atividade 2 História: Peça para cada grupo pesquisar como era seus bairros e suas casas hà cinco anos atrás e como está nos dias atuais, oriente também para que os alunos façam cartazes com as fotos dos principais rios, avenidas, sua escola ou casa com suas legendas de datas e nomes dos locais de pesquisa. Organize uma exposição com objetos antigos que as crianças trarão de casa ( faça pedido prévio).

        Atividade 3 Ciências: Depois reserve no mínimo quatro aulas para que as crianças se apresentem em grupos para mostrar os cartazes com fotos, pesquisas e anotações de como eram a fauna,quais animais ou tipos de passaros eram e ainda são vistos pelos moradores mais antigos desses locais e por fim organize uma festa à fantasia com trajes antigos para que as crianças tenham uma noção de como era na epoca de seus pais.  

        Objetivos: Compreender o conceito de paisagem;

        - Identificar os elementos naturais e sociais presentes nas diferentes paisagens;

        - Entender como uma paisagem pode revelar um pouco sobre a dinâmica da natureza e dos seres humanos que nela vivem.

        - Entender mudanças crônológicas no meio ambiente e nos seres vivos e localidades.  

        Principais indagações: A partir da realização de cada aula, em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crianças sobre o que foi realizado e o que elas sentiram ao vivênciar as experiências.

  • O que acabamos de fazer?
  • O que sentimos? O que mudou em cinco anos?

          A partir das hipóteses das crianças, registre-as na lousa. em seguida apresente musicas que trabalhem a temática, para que as crianças compeendam o que acabaram de fazer e descutir. Mostre os cartazes para outras tumas.

                                        Avaliação

        Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

         -Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

        - Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

        - Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

        - Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.

        - Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com