TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto para educação infantil

Por:   •  20/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

              FACULDADE UNIFACS

Marcia Almeida dos Santos

Estágio I(educação infantil)

Projeto Brinquedos e brincadeiras

Camaçari

Maio 2015

Marcia Almeida dos Santos

Estágio I(Educação infantil)

           Projeto brinquedos e brincadeiras

Relato de estágio da Educação infantil apresentada a Faculdade Unifacs como avaliação parcial na graduação de pedagogia.

 Professora: Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes

Tutora: Cristina Bispo Lima

Camaçari

Maio 2015

Apresentação do campo de estágio:

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, a faixa etária é de zero a seis anos e é oferecida em creches e pré - escolas. É importante que essa etapa seja tranquila e prazerosa para a criança, que ela consiga desenvolver-se sem problemas, que o convívio com os amiguinhos e educadores seja harmonioso, pois é uma fase de desenvolvimento muito significativa para a vida adulta.

Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação de instintos infantis. Ainda, o autor refere-se à brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes. Em consonância aos aspectos observados na sala de aula da educação infantil do grupo 1(2 e 3 anos) e do grupo 2 (4 e 5 anos), percebi que a relação entre alunos e professor era harmoniosa, afetiva e cuidadosa, pois a professora além de instruir em muitos momentos fazia o papel de mãe, cuidando de suas necessidades mais essenciais.

Notei também que havia uma rotina diária, que se caracterizava com uma oração ao chegar, uma música cantada e logo após eram feitas as atividades no livro ou mimeografadas, feita as atividades, lanchavam e iam para o recreio, que seria o momento de brincar.

Sentindo falta das brincadeiras no contexto da sala de aula que seriam importantes no desenvolvimento infantil e me baseando nessa carência elaborei um projeto chamado brinquedos e brincadeiras, onde as crianças tenham a oportunidade de conhecer e resgatar brincadeiras tradicionais, bem como a descoberta e invenção de outras brincadeiras e maneiras de brincar e para assim desenvolver sua psicomotricidade.

Caracterização do campo de estágio

O Centro Educacional Crescendo e aprendendo localiza-se na Rua Antonio Felix Martins n° 149 Parque Verde 1, tel.(71) 3627- 4652.

A escola já existe há sete anos sua criação e seu nome surgiu através das aulas de reforço escolar que a proprietária da escola administrava, sendo que muitos desses alunos cresceram e aprenderam a partir dessas aulas de reforço escolar.

A escola escolhida para o estágio é de pequeno porte onde possui sete salas, sendo dois de educação infantil e cinco de ensino fundamental um, pátio de recreação, secretaria, três banheiro, sendo um usado exclusivamente pelos alunos da educação infantil.

As salas de educação infantil são amplas e espaçosas com boa ventilação, paredes decoradas e moveis em miniaturas adequadas para educação infantil.

Cada sala de educação infantil trabalha com dois grupos, sendo grupo 1 para crianças de 2 e 3 anos e grupo 2 para crianças de 4 e 5 anos.

Possui um quadro de 14 funcionários onde todos se responsabilizam pelos alunos da escola.

A missão do centro educacional crescendo e Aprendendo é promover a formação integral do educando, respeitando o potencial de cada um e se comprometendo com o seu crescimento.

A escola tem como principal principio promover um ensino de qualidade, ajudando na formação de cidadãos íntegros,capazes de se expressar na sociedade onde vivem,interferindo e podendo torna-se um agente modificador.

A escola toma como referencia as principais teorias de Piaget, Vigostky e wallon onde o desenvolvimento da inteligência e aprendizagem é determinado pelas ações mútuas entre o individuo e o meio, o homem não é passivo às influências do meio, mas responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir seu próprio conhecimento de forma cada vez mais elaborada passando por estágios evolutivos correspondendo cada um a um tipo de estrutura cognitiva.

O aluno é a escola no processo ensino aprendizagem e o professor é o instigador e mediador desse processo.

Objetivos gerais:

Este relato tem como objetivo a criação e futura aplicação do projeto brinquedos e brincadeiras, no Estágio I de educação infantil, sendo disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Unifacs no Polo Camaçari.

Objetivos específicos do projeto:

Trazer para sala de aula ideias inovadora para suprir as necessidades infantis e seu aprendizado efetivo.

Desenvolver o aprendizado através da ludicidade.

Trabalhar a coordenação motora e a oralidade

Estimular a imaginação

Estimular a afetividade e interação social.

Metodologia:

Promover à exibição do filme a loja mágica de brinquedos e deixa-los assistir, logo após o filme, bater um papo informal sobre os brinquedos vistos no filme.

Aplicar atividade com imagens de alguns brinquedos mostrados no filme e pedir para eles colorir seus brinquedos e brincadeiras preferidos.

Promover o dia do brinquedo onde todas as crianças poderão levar um brinquedo para escola e deixa-los brincar e interagir com os coleguinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (611.4 Kb)   docx (474.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com