TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta Curricular e Metodológicas do Ensino de Ciências- quadro síntese

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

Com base nas leituras realizadas, elabore um quadro síntese, apresentando as principais características das propostas curriculares e metodológicas do ensino de Ciências e uma reflexão sobre os desafios e perspectivas do ensino dessa disciplina na educação infantil e series iniciais do ensino fundamental. Depois de concluir seu quadro síntese, poste-o no Portfólio.[pic 1]

Pontuação
A atividade vale de 0 a 1,5 pontos.

Critérios de avaliação
Na avaliação desta tarefa, serão utilizados os seguintes critérios:
* Utilização da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT.
* Compreensão dos textos estudados.
* Capacidade de análise do conteúdo e síntese de ideias.
* Identificação dos conceitos-chave dos conteúdos estudados

Proposta Curricular e Metodológicas do Ensino de Ciências

Educação Infantil

Objetivo do ensino de Ciências no RCNE

Unir o conhecimento que o aluno traz consigo com aquilo que ele possa vir a descobrir com as ciências humanas e naturais, trabalhando tanto o meio natural como o social das crianças, para que desde cedo, estas já estejam se preparando para se tornarem críticas e participativas nas sociedade.

Propostas curriculares do eixo Natureza e

Sociedade

As propostas além de ter como eixos norteadores as interações e as brincadeiras, devem garantir experiência que incentivem a criatividade, do mundo físico, social, ao tempo e natureza, bem como a exploração, encantamento, questionamento e o conhecimento destas; Alargar seus padrões de referência e de identidades no diálogo e no conhecimento da diversidade através de vivencias éticas e Estéticas com outras crianças; promover o não desperdício de recursos naturais bem como o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade e propiciar  a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileira.

Principais propostas metodológicas

É necessário que os professores renovem seus métodos de ensino para despertar em seus alunos o chamado a aprender e fazer ciência, estando alerta para não minimizar ou potencializar o conhecimento de seus alunos devendo valorizar não só o olhar do aluno e suas curiosidades mas seus trabalhos e experimentos, sendo que a criança tenha seu mundo centrado no perceptível ela vai aos poucos se familiarizando com os atos de observar, experimentar e pensar, pois através de suas ações sua imaginação a convida a participar e suas curiosidades ganham espaço e resposta.

Avalição

Cabe ao professor refletir sobre o processo de aprendizagem e suas condições oferecidas por ele para que ele pudesse ocorrer, investigando a adequação do conteúdo escolhido sobre as propostas lançadas, considerando tempo e ritmo imposto no trabalho averiguando as aquisições das crianças em vista todo processo vivido, na sua relação com os objetivos propostos.

Desafios e Perspectivas

Ensinar ciências é trabalhar o meio natural e social do aluno sem deixar de lado os conhecimentos que ele adquiriu em suas vivencias aproveitando suas curiosidades. Portanto o professor deve estar bem preparado para atuar com estes conteúdos, propondo ferramentas e recursos que explorem e resolvam problemas, negociando e construindo significados, podendo organizar projetos temáticos que são construídos a partir da experiência do cotidiano infantil.

Ensino Fundamental

Propostas metodológica

Saber selecionar e dominar os conteúdos com os quais irá trabalhar durante o ano; compreender a ideologia, a teoria e a metodologia da construção desses conteúdos; refletir em como seus alunos aprendem de modo geral e como inserir esses conteúdos selecionados no universo de possibilidade de aprendizagem de modo específico; preparar a aula previamente com base na missão da escola, no projeto pedagógico no plano de ensino da disciplina e no contexto o qual ele e a disciplina estão inseridos naquela turma, e doar-se na aula por inteiro.

Objetivo do ensino de ciências da Natureza

Para que o aluno desenvolva capacidades que lhe admitam compreender o mundo e agir como indivíduo e como cidadão, empregando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.

Propostas curriculares (no 1º e no 2º ciclo)

É nas séries iniciais que a criança consegue desenvolver a linguagem oral, descritiva e narrativa, podendo narrar um fato ou descreve-lo através de desenhos, portanto as propostas tendem a despertar a curiosidade e o interesse delas utilizando temas relacionados a ciência como ambiente, corpo humano e tecnologia. Através de atividade praticas busca-se desenvolver nos alunos habilidades para o ensino experimental, criando condições para solucionar problemas e fazer análise crítica dos conhecimentos adquiridos através da observação, experimentação, comunicação e debate dos fatos e ideias.

Blocos temáticos dos PCN's

Propostos para o Ensino Fundamental: ambiente; ser humano e saúde; recursos tecnológicos; terra e universo.  Os três primeiros blocos se desenvolvem ao longo de todo o ensino fundamental, o bloco Terra e Universo só será destacado a partir do terceiro Ciclo. No bloco meio ambiente  traz a discussão a respeito da relação entre os problemas ambientais e fatores econômicos, políticos, sociais e históricos; no Bloco ser humano  retrata concepção de corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito; no bloco tecnológico  enfoca as transformações dos recursos materiais e energéticos em produtos necessários à vida humana, aparelhos, máquinas, instrumentos e processos que possibilitam essas transformações e as implicações sociais do desenvolvimento e do uso de tecnologias; e no bloco terra trata-se  orientação  espaço-temporal do aluno, a conscientização dos ritmos de vida, e propõem a elaboração de uma concepção do Universo.

Critério de avaliação

Através de observação direta ou indiretamente, analisando se o aluno conhece o ambiente e sua composição; avaliar se o aluno conhece as características dos seres vivos e se consegue através de um experimento identificar e registrar a etapas de transformação e se consegue identificar as transformações do corpo humano e relacionar seus hábitos e características em cada fase do seu desenvolvimento.

Desafios e perspectivas

Um dos grandes desafios é a busca de diálogo entre todos aqueles que participam do processo educativos por meio da criação de espaço de construção de uma nova realidade para o Ensino de Ciências. Outro desafio é a falta de qualificação profissional pois o educador deve estar preparado conhecer, gostar e se interessar por ciências e pelos alunos para qual leciona. Como perspectiva é importante estimular o aluno a ouvir, falar, argumentar e respeitar todos os pontos de vista, bem como observar, pesquisar, questionar e registrar para aprender. Também é importante centrar o aluno no professor, para que ele ouça, faça anotações e leia livros que auxiliem na memorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com