TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Unip Educação Ambiental

Por:   •  6/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  8.765 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP INTERATIVA Código da Prova: 14146925 Curso: Pedagogia Série ou Período: 1º Bimestre - 1º Semestre Tipo: Bimestral I - Questões objetivas – valendo  5,00 pontos II - Questões discursivas – valendo  5,00 pontos Gerada em: 03/04/2014 15:09:32

Campus:_______________________________________________ Turma: 2014

Nome:_________________________________________________ Matrícula:____________

Assinatura:___________________________________________ Data:_________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões de múltipla escolha

Disciplina: 610840 - Educação Ambiental

Questão 1: “A prepotência e a arrogância com que o homem tratava o seu meio tornava-o cego ao óbvio: os recursos ambientais são finitos, limitados, e estão dinamicamente inter-relacionados. A diminuição drástica de um pode causar o mesmo em outro aparentemente não relacionado a ele”. Esse problema veio à tona no século XX, quando a questão ambiental tornou-se significativa mundialmente, revelando-se na constatação de ecossistemas degradados e na (falta de) qualidade de vida dos povos. É justamente nesse momento histórico que surge e começa a ser conceituada a Educação Ambiental.

A propósito dessas considerações, assinale a alternativa INCORRETA: A)“O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza” (JACOBI, 2003). B)A Educação Ambiental envolve um conjunto de ações pedagógicas formais e nãoformais, que podem conduzir a capacidade crítica dos cidadãos, de uma forma geral, às escolhas ambientalmente responsáveis. C)A Educação Ambiental não se restringe a assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais etc. Também é preciso que envolva assuntos relacionados à política e sociedade, contextualizando o ser no meio em que vive. D)A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. E)A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é apenas a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.

Questão 2: A educação nãoformal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, nesse caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Qual das alternativas NÃO se relaciona com a educação nãoformal?

Indique-a: A)Salas de aula de instituições públicas e privadas. B)Programas turísticos. C)Cursos, seminários e workshops que não emitem certificados ou licenciamentos. D)Visitas recreativas a parques, museus e zoológicos. E)Acampamentos.

Questão 3: Qual das alternativas expõe de forma correta o conceito de cidadania?

Assinale-a: A)Atividade transformadora e criativa em que teoria e ação constituem um único movimento. B)Leva em conta o conjunto das múltiplas dimensões das realidades socioambientais com as diversas dimensões da pessoa. C)Refere-se a ordem simbólica, representando, assim, a realidade, os valores e as significações. Trata-se de uma mediação entre o indivíduo e o Estado. D)É um conceito ainda em construção e é definido mais como um movimento do que como uma nova teoria de educação.

E)É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Questão 4: Sua ausência na Educação Ambiental ou em qualquer outra modalidade de educação é um problema crítico, responsável pelo surgimento de conflitos diversos, mesmo nas sociedades mais organizadas. Isso revela uma grande necessidade de investimentos diversos na elaboração de ideias integradoras entre a formação pessoal e a social nessa área.

A que nos referimos? A)À importância de projetos coletivos na Educação Ambiental e na Educação como um todo. B)À importância do pensamento individualista na Educação Ambiental e na Educação como um todo. C)À importância de se desenvolverem as personalidades individuais e o pleno exercício da cidadania. D)À importância de se formar um grupo com maior potencial, desenvolvendo dessa forma a possibilidade de captação de verba com maior facilidade para o seu sucesso. E)À importância da existência e partilha de projetos conduzam a finalidades prefiguradas.

Questão 5: Marque a alternativa INCORRETA:

A)O modismo ecológico representado pela grande circulação de produtos com motivos e estampas ecológicas é o principal sinal da ampla conscientização ecológica da população mundial. B)É necessário reconhecer o modo como fenômenos sociais recentes e históricos contribuíram para o agravamento da problemática ambiental. Discuti-la, portanto, requer análise conjunta e integrada do meio social e do meio natural. C)A bandeira de proteção ao ambiente tem sido levantada por entidades públicas e privadas e por candidatos a cargos políticos muitas vezes de modo totalmente desvinculado de reais intenções ecológicas. D)O primeiro passo para o sucesso da Educação Ambiental como prática socialmente relevante é a conscientização, o que exige muito esforço individual e institucional. E)A cidadania é um conceito que se aplica a múltiplos contextos (civil, político e socioeconômico) e diz respeito a um conjunto de direitos. No caso da ecocidadania, o foco principal repousa no direito à qualidade de vida.

Questão 6: Assinale a alternativa FALSA.

A)O modismo ambiental pode ser caracterizado como uma tendência de valorização de produtos contendo motivos e estampas ambientais, bem como no culto ao discurso ecológico. No entanto, essa tendência muitas vezes é desvinculada da conscientização transformadora da realidade. B)A crise ambiental do mundo globalizado trouxe a necessidade de desenvolver a ecocidadania, que une a sustentabilidade à qualidade de vida. C)O conjunto de habilidades e competências desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental não forma a base da atitude ecológica;apenas informa a problemática ambiental. D)O ambiente foi considerado um tema transversal pelos PCN, em função da importância e do caráter interdisciplinar dos assuntos que envolve. E)Se os ensinamentos de Educação Ambiental para a primeira infância e para os diversos níveis da educação formal forem assimilados com sucesso, o resultado será a formação de cidadãos ambientalmente alfabetizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com