TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino em Educação Infantil

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil – 2018.2

Aluno/o: Cristiane P dos santos

RGM: 20183125

Atividade Reflexiva: ( ) I ( ) II ( ) III ( x ) IV

“A brincadeira é uma ação social, o brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, mas uma atividade dotada de uma significação social concisa que, como outras, necessita de aprendizagem” Gilles Brougère (2002, p.20).

Nesse sentido, compete aos profissionais da educação infantil inserir as crianças nas brincadeiras, desde a mais tenra idade, ao mesmo tempo em que propõem, organizam e dispõem ambientes e componentes materiais e imateriais, que potencializem as experiências dos diferentes grupos de crianças.

Evidencia-se então, que as relações sociais e as brincadeiras são premissas para o desenvolvimento das crianças na educação infantil e, portanto, precisam ser consideradas no planejamento.

A participação em brincadeiras com as outras crianças, também é fundamental à aprendizagem da brincadeira, sendo a instituição de educação infantil um espaço privilegiado para o encontro entre as crianças e para a vivência da brincadeira. Mas não basta que as crianças partilhem o mesmo contexto, elas precisam dispor de espaços e tempos para as brincadeiras, de devem ser previamente planejados pelas professoras, considerando não só a idade das crianças, mas principalmente seus interesses e repertórios e tendo em conta os objetivos que foram deixados para o grupo. O brincar envolve corpo e mente, e possibilita experiências e trocas culturais diversas entre as crianças. Ao brincar as crianças observam, se movimentam, exploram objetos e espaços, tornan-se outros (animais, pessoas, seres diversos), inventam, conversam, criam cenários e contextos. Muitas emoções, prazer, conflitos, curiosidade e expressividade estão presentes no brincar.

A seguir cito um exemplo de jogo e um de brincadeira que faço com meus alunos, e executarei na regência do estágio.

Jogo - Dado das cores

Esta atividade tem por objetivo o conhecimento das cores e a assimilação da cor aos objetos.

No parque da escola, a turma senta em uma roda. A professora apresenta um dado feito em EVA, nas cores (azul, vermelho, amarelo, branco, verde e laranja). Uma criança de cada vez joga o dado, a cor que cair ela deve se dirigir ou buscar algum brinquedo do parque com aquela cor. As crianças gostam muito deste jogo, pois além de se divertirem, conhecem as cores e fixam as mesmas.

Brincadeira - Contando e recontando a história

O desenvolvimento da linguagem é fundamental para a criança na fase dos 3 anos (minha turma de estágio), quanto mais a gente conversa com a criança, mais ela amplia seu repertório e consegue estabelecer conexão entre as coisas e seus significados. Há várias maneiras de desenvolver a linguagem, uma delas é através da contação e recontação de histórias, que se torna uma brincadeira divertida e um modo de aprendizagem.

A professora conta uma história, exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com