TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino em Educação Infantil

Por:   •  8/11/2019  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Música

A música auxilia no desenvolvimento infantil e melhora a criatividade, memória e concentração da criança.

O uso da música na educação infantil deixa as aulas mais dinâmicas além de estimular o cérebro. Por isso muitas escolas tem inserido música nas suas atividades.

Segundo o R.C.N.E.I. “As crianças interagem com as músicas, as brincadeiras e os jogos: elas cantam enquanto brincam, acompanham os sons, dançam e dramatizam situações”.

Projeto de Música

As crianças aprendem a cantar desde muito cedo, na hora de dormir, em desenhos animados, nas brincadeiras.

O objetivo do projeto de música é fazer com que a criança cante, dance, conheça os instrumentos musicais, os sons, interaja com outras crianças, aprenda a cultura de novos lugares, entre outros. O professor também deve utilizar a música para ajudar as crianças a memorizar os números, os alfabetos, as cores, entre outras coisas.

De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, “a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”. A realização do projeto de música, ajuda a criança a melhorar sua sensibilidade, a capacidade de concentração, a memória.

Weigel (1988) e Barreto (2000) Apud Charelli e Barreto ( 2005 ) afirmam que as atividades podem contribuir no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança. [pic 1]

Desenvolvimento

As crianças sentam no chão, fazem uma roda e cantam várias músicas infantis que elas mais gostam, por exemplo: "O sapo não lava o pé", "Ciranda Cirandinha", "Borboletinha".

O professor pode fazer uma rotina musical, todos os dias antes de ir embora as crianças escolhem uma musica e todos cantam.

O professor também pode propor apresentações para os pais em datas especiais como dias das mães, dia dos pais, dia das crianças, onde todos os alunos daquela turma cantam e dançam.

O professor pode trabalhar com os sons produzidos pelos animais.Ele traz um CD, coloca sons e os alunos tem que dizer os nomes dos animais. Da mesma forma, da para se trabalhar os sons dos instrumentos musicais.

 

Referência:

SUZIGAN, Maria Lucia Cruz. MÉTODO DE INICIAÇÃO MUSICAL. São Paulo: Zimbo Edições Musicais, 1983. v.

CHIARELI, L.K.M A; BARRETO, S.J. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental  a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com