TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas E Estratégias Pedagógicas Voltadas Para Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais

Por:   •  8/9/2023  •  Artigo  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PARAGOMINAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

MARCILENE DAMASCENO XAVIER

PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

PARAGOMINAS – PA

2020

MARCILENE DAMASCENO XAVIER

PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Artigo apresentado à Faculdade de Educação Superior de Paragominas – FACESP, para obtenção do título de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, sob a orientação do Prof. Mestre Jagno da Silva Ferreira.

Data: ____/______/______

Nota: ________________

______________________________________________

Prof. Orientador MSc. Jagno da Silva Ferreira

PARAGOMINAS – PA

2020

“Ensinar não é ransferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

 Paulo Freire

PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

    Marcilene Damasceno Xavier

Resumo: A educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela considera que qualquer aluno, com ou sem deficiência, pode apresentar necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo tecer considerações sobre as práticas educacionais voltadas para alunos com necessidades especiais tendo como base os estudos de Figuereido (2002), Blanco (2004) e Ainscow (1997) acerca da efetivação da inclusão uma vez que, a prática pedagógica do professor favorece a mediação do trabalho com o aluno. Nesse sentido, observa-se que os alunos possuem capacidade de se desenvolver, pois em muitos casos as dificuldades encontradas podem ser atribuídas às formas de organização da escola e as práticas pedagógicas que lhes são dirigidas.

Palavras- chave: Práticas Pedagógicas. Educação Inclusiva.

PEDAGOGICAL PRATCTICES AND STRATEGIES AIMED AT STUDENTS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS

Abstract: Inclusive education comprises special education within the regular school and transforms the school into a space for all. She considers that any student, with or without disabilities, may have special needs at some point in their school life. Therefore, the present work aims to make considerations about educational practices aimed at students with special needs based on the studies of Figuereido (2002), Blanco (2004) and Ainscow (1997) about the effectiveness of inclusion, since the pedagogical practice of the teacher favors the mediation of work with the student. In this sense, it is observed that students have the capacity to develop, because in many cases the difficulties encountered can be attributed to the forms of organization of the school and the pedagogical practices that are addressed to them.

Keywords: pedagogical practices. Inclusive Education.

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO .............................................................................................................7

2. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR...................................................................................................8

3. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS .......................................................9

4. PLANOS DE AULAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA .............................10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................12

REFERÊNCIAS .............................................................................................................13

        

1 INTRODUÇÃO 

O desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para alunos com necessidades educacionais especiais é o objetivo principal da Educação Especial e Inclusiva.

O presente trabalho foi idealizado após uma discussão na aula da disciplina de Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva em que foram apresentadas as leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência (Lei de nº 13.146- lei Brasileira de inclusão da pessoa com Deficiência), no qual o artigo 27 versa sobre o direito da pessoa com deficiência ao atendimento educacional inclusivo.

No ambito escolar existem inúmeras barreiras que impedem a efetivação da inclusão escolar, como por exemplo, práticas pedagógicas eficientes, e falta de recursos humanos especializados. Nesse sentido, como promover uma educação inclusiva com práticas educacionais que venham suprir as lacunas que o processo de inclusão está inserido?

 A pesquisa justifica-se pela relevância do assunto em questão, uma vez que, a educação inclusiva estar muito além de uma escola que recebe alunos com algum tipo de deficiência ou necessidade especial. A escola inclusiva além de oferecer condições tantos estruturais quantos operacionais, devem oferecer também profissionais capacitados e recursos para promover a efetivação desse processo.

A pesquisa proporciona uma ampliação de conhecimento a partir de uma confrontação entre leituras. Além disso, o estudo apresenta uma nova possibilidade de leitura partindo de uma análise desde o planejamento até a efetivação da aprendizagem, analisando as práticas pedagógicas inclusivas e assim identificar as principais dificuldades para a efetivação da inclusão no ambiente escolar descrevendo o processo de inclusão no ambiennte escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (249 Kb)   docx (599.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com