TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Por:   •  12/4/2015  •  Artigo  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A psicomotricidade tem relação com toda a ação realizada pelo indivíduo, é a junção do psiquismo e a motricidade, buscando os aspectos afetivos, motores e cognitivos, fazendo com que o indivíduo tenha consciência do seu corpo por meio do movimento.

Muitos são os teóricos que acentuam a importância do desenvolvimento psicomotor da criança como pré-requisito para o processo de alfabetização, com o auxilio desses teóricos iremos apresentar de que maneira a psicomotricidade auxilia na aprendizagem.

Negrine (1986, p.17) afirma que a criança na fase de alfabetização é toda movimento, ou seja, o que para as crianças são brincadeiras de correr, chutar, pular e pegar são consideradas pela área da psicomotricidade como movimentos que servirão de base para que a criança aprenda a segurar o lápis, delimitar espaços, diferenciar as formas das letras, folhear o caderno, etc.

A psicomotricidade poderá ajudar os educadores a solucionar os problemas que aparecem no decorrer do processo de aprendizagem, pois ela dá ênfase à educação do movimento, relacionando as funções motoras e psíquicas da criança.

Segundo Coelho (2006, p.116) o professor pode ajudar e muito, em todos os níveis, na estimulação para o desenvolvimento cognitivo e para o desenvolvimento de suas aptidões e habilidades, na formação de atitudes através de uma relação afetiva saudável e estável (que crie uma atmosfera de segurança e bem-estar para a criança) e, sobretudo respeitando e aceitando a criança do jeito que ela é.

A pesquisa em questão tem como objetivo compreender a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem nas séries iniciais, identificando o desenvolvimento motor que acorre na primeira fase escolar, mostrando a importância do tocar, sentir, ouvir no processo de ensino aprendizagem, enfatizando a importância de organizar um espaço de convívio onde a criança desenvolva a lateralidade e o equilíbrio.

Negrine (1986, p. 78) nos orienta para que sejam atendidas as necessidades da criança neste período de desenvolvimento, o programa curricular deverá alcançar três metas básicas, ou seja, a aquisição do domínio corporal, o controle de inibição voluntária e o desenvolvimento sócio afetivo.

As crianças antes experimentavam de maneira espontânea atividades motoras, por meio do brincar, hoje isso é bem diferente, algumas mudanças aconteceram, a urbanização, o avanço tecnológico e a falta de segurança, esses fatores diminuíram os espaços e a liberdade para as crianças brincarem. A Escola deve dar liberdade a esses alunos, para que eles possam se expressar, movimentar e interagir com os outros, tudo isso fará com que os alunos se tornem indivíduos autônomos, criativos e críticos.

Le Boulch (1985, p. 221) observa que 75% do desenvolvimento psicomotor ocorrem na fase pré-escolar, e o bom funcionamento da psicomotricidade na educação infantil facilitará o processo de aprendizagem futura.

O professor da Educação Infantil que tem consciência que a criança atua no mundo por meio do movimento e conhece o desenvolvimento motor e suas fases, será capaz de propor atividades fundamentadas nos conceitos da psicomotricidade, criando currículos e projetos em que a criança utiliza seu corpo como meio para explorar, criar, imaginar, sentir e aprender.

1.1TEMA

Psicomotricidade: O movimento como um dos principais elementos no desenvolvimento da criança.

1.2 PROBLEMA

Muitos são os teóricos que acentuam a importância do desenvolvimento psicomotor da criança como pré-requisito para o processo de alfabetização. De que maneira a psicomotricidade auxilia na aprendizagem?

1.3 HIPÓTESE

Se a psicomotricidade dá ênfase a educação do movimento, relacionando as funções motoras e psíquicas da criança, logo poderá ajudar os educadores a solucionar os problemas que aparecem no decorrer do processo de aprendizagem.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Compreender a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem nas séries iniciais.

1.4.2 Objetivo Específico

- Identificar o desenvolvimento motor que acorre na primeira fase escolar.

- Mostrar a importância do tocar, sentir, ouvir no processo de ensino aprendizagem.

- Enfatizar a importância de organizar um espaço de convívio onde a criança desenvolva a lateralidade e o equilíbrio.

1.5 JUSTIFICATIVA

A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento, é importante no desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados na sua formação.

Em sua prática pedagógica procura contribuir para o desenvolvimento integral da criança no seu processo de ensino-aprendizagem, o que acaba favorecendo os aspectos mental, físico, emocional, afetivo e sociocultural, sempre voltado para a realidade do educando.

Segundo Le Bouche (1969, p. 98) “A psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atividades corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.”

Assim sua finalidade é de grande importância para a criança, pois elas usam seu corpo como linguagem para transmitir seus sentimentos, emoções e reações.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Apresentam-se aqui como referencial teórico os autores que contribuíram para o desenvolvimento da psicomotricidade.

A psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo indivíduo, é a integração entre o psiquismo e a motricidade, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos motores e cognitivos, levando o indivíduo à tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento.

O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupré em 1920, significando o entrelaçamento entre o movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com