TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓRTIFOLIO: METODOLOGIA DA MATEMÁTICA E DA CIÊNCIA

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

PÓRTIFOLIO:  METODOLOGIA DA MATEMÁTICA E DA CIÊNCIA

CURSO :PEDAGOGIA

Nome do Aluno: Thalita Regina F. De Pinho Guimarães(COD:1253568)

                                                                                    UNIFRAN                      EAD



O Material Dourado Montessori foi criado por Maria Montessori primeira médica a se formar na Itália, nascida 1870 na cidade de Chiaravalle no leste da Itália. Tornou-se conhecida por desenvolver vários tipos de materiais didáticos para o aprendizado, do sistema decimal á estrutura de linguagem.

O material dourado é confeccionado em madeira na  forma de quadrado e sua maior  característica a cor dourada, sendo a unidade  representada por um cubo, a barra é representa por  uma dezena ou dez unidades, a placa vale uma centena, dez dezenas ou cem unidades, o cubo grande vale uma milhar , dez centenas, cem dezenas ou mil unidades.
No aprendizado das quatro operações matemáticas: adição, subtração, divisão e multiplicação, o material dourado é uma grande ferramenta para o professor, pois através de diversas associações o aluno pode efetuar os cálculos matemáticos, adquirindo mais noção do sistema de numeração decimal, alem de desenvolver varias outras habilidades como: trabalhar melhor a concentração e coordenação, desenvolver o aspecto sensorial.

O professor, no momento da atividade com o material dourado consegue acompanhar o raciocínio dos alunos,fazendo interferências quando necessário, ou seja, se o aluno estiver usando o material de forma errada,ou com alguma duvida também deve permitir  o primeiro contado do aluno com o material dourado seja feito de maneira exploratória e lúdica para que depois possa explicar a nomenclatura de cada peça: cubinho, barra, placa e cubo grande e como elas são utilizadas, para que se possa fazer um bom trabalho.

A utilização do material dourado são muitas e variadas, mas pensando em uma atividade onde possa trabalhar ciência usando o material dourado a professora pode usar informações sobre os animais em extinção: atualmente no Brasil existem cerca de 600 espécies em extinção, sendo 350 terrestre e 215 aquáticos , apresentando a informação o professor deve pedir que as crianças representem  esses dados utilizando o material dourado, exemplo : representar o numero  total dos animais em extinção 600, para representar esse total o aluno vai utilizar seis placas que representam as centenas .

Sobre o que foi apresentado, podemos concluir que o material dourado é muito importante  no dia  a dia  do aprendizado  das crianças pois desperta  de maneira lúdica o interesse pela matemática, trabalha o concreto e a concentração das crianças.

Referência:

http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com