TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro de analise dos parâmetros curriculares

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

Parâmetros[pic 1]

Curriculares

Nacionais - PCNs

Objetivos Gerais

Caracterização da área

Aprender e ensinar Ciências no EF

Critérios de seleção e organização de conteúdos

Blocos temáticos e conteúdos

Ciências Naturais

  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Trajetória histórica do Ensino de Ciências: Década de 1950:  

-objetivo do ensino era formar a elite.

 -Políticas de organização do currículo com programas rígidos.

-Tendência dominante Escola Nova.

-Concepção de Ciência transmitir informações atualizadas, atividade Neutra.

-Metodologia recomendada laboratório (aulas práticas)

Década de 1960:

-Objetivo do ensino era formar cidadão.

-Políticas de organização do currículo  com programas rígidos.

-Tendência dominante Pedagogia Tradicional (LDB 4.024/61)

-Concepção de Ciência Vivenciar o método científico, evolução histórica enfatizando o processo.

-Metodologia recomendada Laboratórios + discussões de pesquisa (projetos).

Década de 1970:

-Objetivo do ensino era preparar trabalhador.

-Políticas de organização do currículo  com propostas curriculares estaduais.

-Tendência dominante Pedagogia Tecnicista (Lei 5.692/71).

-Concepção de Ciência Pensar lógica e criticamente, produto de contexto econômico, político, social e de movimentos intrínsecos.

-Metodologia recomendada jogos e simulações; Resolução de problemas; Jogos: exercícios no computador.

Década de 1980/1990:

-Objetivo do ensino era Formar cidadão trabalhador.

-Políticas de organização do currículo  com propostas curriculares estaduais.

-Tendência dominante Pedagogia Construtivista (LDB 9394/96).

-Concepção de Ciência Analisar implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico.

-Metodologia recomendada jogos e simulações; Resolução de problemas; Jogos: exercícios no computador.

Década de 2000/2010:

-Objetivo do ensino era Formar cidadão trabalhador para prosseguir seus estudos.

-Políticas de organização do currículo  PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

-Tendência dominante Pedagogia Históricocrítica (Anos 2000).

-Concepção de Ciência Analisar implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico.

-Metodologia recomendada jogos e simulações; Resolução de problemas; Jogos: exercícios no computador.

  • Para o ensino de Ciências Naturais é necessário considerar as estruturas de conhecimento envolvidas no processo de ensino e aprendizagem — do aluno, do professor, da Ciência.
  • Ao longo do ensino fundamental a aproximação ao conhecimento científico se faz gradualmente. Nos primeiros ciclos o aluno constrói repertórios de imagens, fatos e noções, sendo que o estabelecimento dos conceitos científicos se configura nos ciclos finais.
  •  Ao professor cabe selecionar, organizar e problematizar conteúdos de modo a promover um avanço no desenvolvimento intelectual do aluno, na sua construção como ser social.
  • Incentivo às atitudes de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, à persistência na busca e compreensão das informações, às provas obtidas por meio de investigações, de valorização da vida em sua diversidade, de preservação do ambiente, de apreço e respeito à individualidade e à coletividade, têm lugar no processo de ensino e aprendizagem.

  • Conteúdos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno, de maneira que ele possa operar com tais conteúdos e avançar efetivamente nos seus conhecimentos.
  • Conteúdos devem favorecer a construção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos inter-relacionados, entre os quais o homem, agente de transformação.
  • O Ensino de Ciências Naturais deve relacionar fenômenos naturais e objetos da tecnologia, possibilitando a percepção de um mundo permanentemente reelaborado, estabelecendo relações entre o conhecido e o desconhecido, entre as partes e o todo.
  • Conteúdos devem ser relevantes do ponto de vista social e ter revelados seus reflexos na cultura para permitirem ao aluno compreender, em seu cotidiano, as relações entre o homem e a natureza mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

  • Ambiente;
  • Ser humano e saúde;
  • Recursos tecnológicos;
  • Terra e Universo.
  • Os três primeiros blocos se desenvolvem ao longo de todo o Ensino Fundamental.
  • O bloco Terra e Universo apenas será destacado a partir do terceiro ciclo, ou seja, do sexto ao nono ano, que, no caso, não é a nossa faixa etária de formação.
  • Conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais.
  • Temas transversais

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVER UM ENSINO DE CIÊNCIAS PAUTADO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.

Os parâmetros foram elaborados para reorganização curricular em áreas do conhecimento bem como facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização na educação (BRASIL, 1998). No entanto o maior desafio é que professores conheçam e direcionem seus trabalhos através dos PCNs. Assim, disciplina  de  Ciências,  quando  bem  trabalhada na  escola,  ajuda   os  alunos  a  encontrar  respostas  para  muitas  questões  e  faz  com  que  eles  estejam em permanente exercício de raciocínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com