TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Texto Parâmetros Curriculares Nacionais

Trabalho Escolar: Analise Do Texto Parâmetros Curriculares Nacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)

Para o terceiro ciclo está sendo proposto o eixo temático História das relações sociais, da cultura e do trabalho, que se desdobra nos dois subtemas As relações sociais e a natureza e As relações de trabalho. Cabe ressaltar que essa separação é meramente analítica.

O eixo temático e os subtemas remetem para o estudo de questões sociais relacionadas à realidade dos alunos; acontecimentos históricos e suas relações e durações no tempo; discernimento de sujeitos históricos como agentes de transformações e/ou permanências sociais; abordagens históricas e suas aproximações e diferenças; e conceitos históricos e seus contextos. Solicitam, por sua vez, atividades e situações didáticas que favoreçam a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, observação, identificação, confrontação, distinção e reflexão; e de atitudes de comprometimento, envolvimento, respeito, ética, colaboração e amadurecimento moral e intelectual.

O primeiro subtema sugere pesquisas e estudos históricos sobre as relações entre as sociedades e a natureza. Entre muitas possibilidades, podem ser trabalhadas questões pertinentes aos recursos naturais, às matérias-primas e à produção de alimentos, vestimentas, utensílios e ferramentas, aos mitos sobre a origem do mundo e do homem, às relações entre os ciclos naturais e as organizações culturais, às explicações e valores construídos para os elementos da natureza, às representações da natureza na arte, ao tipo de propriedade e uso da terra, aos patrimônios ambientais, às relações entre a natureza e as atividades de lazer.

O segundo subtema sugere pesquisas e estudos históricos sobre como as sociedades estruturaram em diferentes épocas suas relações sociais de trabalho, como construíram organizações sociais mais amplas e como cada sociedade organizava a divisão de trabalho entre indivíduos e grupos sociais. Nesse sentido, podem ser pesquisadas, relacionadas, confrontadas e analisadas diferentes formas de trabalho, como o comunitário, o servil, o escravo, o trabalho livre, o trabalho assalariado; a divisão de trabalho no espaço doméstico, no espaço urbano, no rural e na indústria; os tipos de remuneração, as diferenças entre sexos, idades, etnias e formação escolar; e os valores culturais atribuídos ao trabalho manual e criativo.

Os dois subtemas se desdobram em conteúdos apresentados apenas como sugestões de possibilidades, que não devem ser trabalhados na sua integridade. O professor pode selecionar alguns temas históricos, alguns procedimentos de estudo e atitudes importantes de serem valorizados de acordo com o diagnóstico que faz dos domínios dos alunos e de acordo com questões contemporâneas pertinentes à realidade social, econômica, política e cultural, da localidade onde mora, da sua região, do seu país e do mundo. Por exemplo, se escolher como recorte a alimentação, no subtema As relações sociais e a natureza, é possível fazer um levantamento com os alunos sobre os alimentos cotidianos, identificando os que são naturais, os industrializados, onde foram produzidos, de onde são originários, como são preparados etc. Como a alimentação atual tem uma história, é possível pesquisar em livros, analisar relatos de viajantes, confrontar desenhos e pinturas para identificar quais eram os alimentos na época da chegada dos europeus ao Brasil, como eram obtidos, servidos e consumidos pelas populações indígenas; quais as diferenças e semelhanças dos consumidos em geral pelos europeus, distinguindo quais eram, como eram produzidos, adquiridos, preparados, comercializados, se houve adaptação à nova terra, se trouxeram tais alimentos de outras partes do mundo e se havia diferença entre a alimentação dos mais pobres, dos senhores, dos escravos, por região etc. Um trabalho semelhante pode ser feito em relação às outras épocas históricas.

Na reflexão a ser feita ao longo do ano sobre as escolhas de conteúdos, as atividades propostas e os materiais didáticos selecionados, é importante que o professor avalie o trabalho desenvolvido, seus resultados, o envolvimento dos alunos e replaneje ao longo do ano e de um ano para o outro.

Espera-se que ao final do terceiro ciclo os alunos sejam capazes de:

- conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes;

- caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas;

- caracterizar e distinguir relações sociais de trabalho em diferentes realidades históricas;

- refletir sobre as transformações tecnológicas e as modificações que elas geram no modo de vida das populações e nas relações de trabalho;

- localizar acontecimentos no tempo, dominando padrões de

medida e noções para distingui-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade;

- utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares;55

- ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com