TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais habilidades necessárias para um professor avaliador?

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE UNICARIOCA

Campus: Méier

Disciplina: Avaliação no Contexto Escolar

Quais habilidades necessárias para um professor avaliador?

Para ser considerado um professor avaliador, é necessário que o professor assuma o papel de facilitador do processo de aprendizagem, quebrando o paradigma de ‘dono da verdade’, passando a ser instrumento participantemente ativo do aprendizado do aluno; dando e recebendo feedback; avaliando e sendo avaliado de maneira permanente; agindo de forma a ter um retorno de seu trabalho. O professor avaliador não avalia somente o processo de ensino e sim se os alunos estão ou não aprendendo com o que passa. Ele precisa se integrar muito bem com o tema trabalhado, com conhecimentos e saberes e com o processo de avaliação em um todo, para que tenha este retorno.

Para podermos dizer, efetivamente, que o professor é um avaliador, ele precisa diagnosticar e registrar o progresso dos alunos e suas dificuldades, fazer com que eles auto avaliem seu conhecimento e aprendizagem, orientá-los para apontarem erros e orientar as atividades curriculares a fim de sanar suas dificuldades. Para atuar assim, existem algumas ferramentas como aplicação de provas, observação dos alunos em classe, estudos de casos, dinâmicas e auto avaliações.

O professor tem que ser também um incentivador, aquele que motiva e orienta o aluno na busca da informação e conhecimento. Tem de ser Aquele que faz o aluno viver por "conta própria" e não depender sempre de alguém, a pessoa que ‘ensina a pescar ao invés de dar o peixe’.

A meu ver, todo professor deve ser avaliador, pois ao lecionar, o profissional deve estar atento, a todo momento, no retorno recebido pelo aluno. Não se pode entrar na área de educação com um pensamento ultrapassado e conservador de que o professor tudo sabe e na o deve receber criticas. O profissional deve sim estar aberto á críticas e se renovar sempre e somente com esse feedback dos alunos que o professor conseguirá se modelar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com