TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões da disciplina de História da Educação

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 8

Aula 02

Comunidades  tribais - educação difusa

Exercícios Pós-aula

Responder:

1. Na sua visão, por que é primordial o processo de desenvolvimento da História da Educação e da Pedagogia.

R: - É muito importante conhecermos o processo de desenvolvimento da História da Educação, por que se não soubermos, jamais teremos noção de quem fomos, somos e queremos ser. Precisamos conhecer o passado, nossas raízes, para que através de herança cultural de nossos antepassados, possamos construir nosso presente e futuro. Muitos problemas de hoje tiveram inicio no passado e buscamos soluções em nossa história, uma vez que somos parte dela com nossas culturas, crenças, tradições e etc.

Assim também como a pedagogia é importante, pois através dela aprendemos a ter uma visão critica e conseguimos alguma mudança a partir de pessoas e lugares concretos. É através dela que a ciência sistematiza a educação e instrumentaliza para o aprimoramento e capacitação ao letramento de outros.

2. Atualmente, fala-se em educação democrática, pois se pressupõe que, na grande maioria dos países ao menos a educação primária já seja universal, gratuita e obrigatória. Você concorda com essa ideia? Justifique sua resposta.

R: Sim, acredito que seja verdade, porém, não acredito que funcione como deveria. Dentro do Brasil, mesmo tendo as Leis que garantem este direito, vemos que para a criança estar na escola depende de vários fatores como: situação socioeconômica da família, conscientização da família, escolas para que as crianças possam estudar, meio de transporte, professores e etc., além do que, muitos acabam se evadindo por causa de discriminação e racismo que ainda acontece no meio escolar.

Aula 03

Antiguidade Oriental - grego-romana

Exercícios Pós-aula

ARANHA, M.L. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3a ed.

São Paulo: Moderna, 2006.

Responder as questões propostas no PLT 187.

Página 55: questões: 3 e 5

3 – Qual a relação entre o caráter religioso das primeiras civilizações e sua marca tradicionalista?

R: As primeiras civilizações eram tribais, seus conhecimentos vinham de copiar e imitar o que outros mais experientes faziam, além do que acreditavam em vários deuses que ajudavam e garantiam a boa pesca, caça e na agricultura. Com o passar do tempo novas civilizações surgem e com ela a educação fundamentada no ensino através do sagrado, usando como base o Antigo Testamento e as leis de Moisés, o que além de ser um ensino elitizado, somente para homens e eram ensinados com rigor e punição para que as regras de conduta das prescrições religiosas e morais fossem cumpridas e não discutidas. Surgiu também o dualismo: um ensino para a elite e outro para o povo onde eram ensinados em casa e pela família também com base nos livros sagrados.

O conhecimento da escrita também era restrito por causa do caráter sagrado esotérico.

5 – Que diferenças existem entre o povo hebreu e os demais povos orientais daquele longo período?

R: Davam valor aos antepassados como seres humanos, desenvolveram nova ética voltada aos valores da pessoa, desenvolveram o monoteísmo ético acreditando em um só Deus, exigindo que seus seguidores tivessem um comportamento moral baseado no respeito ao próximo e de escolha pessoal. Profetas acreditavam ser mensageiros de Deus para educar um povo eleito com rigor e disciplina conforme a lei, eram ensinados nas sinagogas através do Antigo Testamento e com o nascimento de Jesus, surge o cristianismo, passaram a dotar a Bíblia Hebraica (Antigo Testamento) e mais tarde os evangelistas acrescentaram o Novo Testamento.

Página 82: questões: 1 e 5

1 – De que forma o aparecimento da escrita, da moeda, da lei escrita e o nascimento da pólis contribuíram para a superação do mundo mítico? Que papel o filósofo desempenha nesse processo?

R: O alfabeto fenício gerou uma nova idade mental que permitiu abstração, confronto de ideias e espírito crítico. Apesar de nem todos terem acesso à escrita houve um desligamento do sagrado onde foram divulgados diversos aspectos da vida social e política. Com o aparecimento da moeda, acabou o sistema de troca, facilitando com isto os negócios, onde foi possível uma medida comum entre valores diferentes.

A lei escrita instituída por volta dos séculos VIII e VII a.C. alterou a vida social e as relações humanas, pois as leis antigas deixam de ser vontade imutável dos deuses e abusos dos governantes, para ser criação humana, sujeita à discussão e modificação. Já com a pólis, se consegue a autonomia da palavra, não a palavra mágica dos mitos, mas, a palavra humana de conflito e argumento, onde o indivíduo pudesse escolher seu próprio destino em praça publica, surgindo o Cidadão da Pólis.

O filosofo era o pensador, entre ele Tales e Pitágoras que eram responsáveis pela física e a formalização da matemática e geometria. Surgiu então o problema e a discussão de realidade que antes não se discutia pelo mito. Com isto se deu a passagem do pensamento mítico para o racional e filosófico.

5 – Considerando o fato de que Sócrates acusava os sofistas de mercenários por cobrarem por suas aulas, discuta as questões:

  1. Sobre a remuneração dos professores (a profissionalização, a negação do ofício com “sacerdócio” etc.).

R: A acusação de Sócrates sobre os sofistas era porque só preparava as pessoas para a retórica, não desenvolvendo a parte critica necessária e ainda cobravam. Nos dias atuais vemos que para que haja a profissionalização dos professores é preciso estudo, investimento, pesquisa entre outros, o professor precisa estar instrumentalizado para ser um bom professor. Assim é justo que o professor receba por seu trabalho. Quanto ao sacerdócio, acredito que só muda a punição, que não se usa mais, pois a dedicação e amor pelo oficio de ensinar, continua o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com