TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERENCIAL TEORICO CURRICULO EM MOVIMENTO

Por:   •  17/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 10

Linguagens

A Linguagem está voltada à produção de sentidos na perspectiva de representar o mundo e na socialização de pensamentos. Segundo os Parâmetros Curriculares nacionais (2011), ao longo da história, é importante o uso de diferentes linguagens para atender a demanda dos valores sociais de cada momento. É na Escola que os saberes são democratizados e o trabalho de linguagem dos anos iniciais do Ensino fundamental presume a união entre Língua Portuguesa, Arte e Educação Física às quais contribuem para o desenvolvimento da produção de sentidos e socialização de pensamentos.

Sobre a Língua Portuguesa, conforme cita os currículo em movimento da educação básica, sua função é garantir aos estudantes a capacidade de comunicação, seja de forma, oral ou escrita, ou seja, garantir ao estudante a capacidade de expressar-se sendo o sujeito ativo na aprendizagem, tornando-se capaz de participar da vida social e resolver problemas do seu cotidiano.

Del’Isola (2007) considera que os gêneros textuais dão acesso ao letramento e propõe que o ensino da Língua deve ser com textos do cotidiano que façam sentido para o estudante.  Assim, o desenvolvimento da leitura e escrita vai se dando, pois a cada leitura o aprendizado vai tendo sentido.

É importante que o professor conheça os diferentes gêneros textuais, que são encontrados no cotidiano (cartas, poemas, receitas), e os tipos textuais: narração, exposição, injunção, descrição e argumentação (MARCUSCHI, 2008).

O aluno não tem que só aprender a ler por ler, ele deve aprender a ler com eficiência. Aprender a interpretar, refletir sobre o que foi lido, trazer para sua vida cotidiana, sendo assim um leitor crítico. Os PCN (2011) apresentam quatro estratégias em relação à leitura: Seleção, antecipação, inferência, verificação ou autocorreção.

  • Seleção: o leitor seleciona apenas textos que acham interessantes de acordo com a necessidade do momento.
  • Antecipação: Formulação de hipóteses antecipadas.
  • Inferência: Capta informações no texto.
  • Verificação ou autocorreção: Capacidade de corrigir a si próprio.

É importante o estímulo a leitura. Trabalhar com gêneros textuais do cotidiano, trabalhar com a leitura oral e criar situações que propiciem aos alunos a expor opiniões ajudam muito na escrita. O professor vai estimulando o aluno um maior aprendizado sobre a Língua.

Assim, espera-se que no primeiro ano, os alunos saibam ler e escrever pequenos textos, iniciando seu processo de alfabetização no segundo e terceiro ano usando a leitura e a escrita na vida em sociedade. Aos alunos do 4º e 5º ano, aprimorem esses conhecimentos, sendo que o conhecimento da Língua deve ser trabalhado de forma transversal.

Sobre a Arte, é uma forma bem antiga de comunicação. Desde a antiguidade, as pessoas se comunicam através de desenhos, músicas, teatro, etc. Teve início com os jesuítas, onde sua função era transmitir modelos padronizados por meio da arte de ofícios com uma visão utilitarista e imediatista. Com o movimento modernista, a visão sobre artes foi mudando. O ensino da Arte foi valorizando a liberdade de expressão, originalidade, sensibilidade e sendo necessária sua inclusão no currículo formal. Com a Lei nº 5.692/71, em 1971 a Arte foi considerada atividade educativa e não disciplina. Mas com a Lei 9394/96 tornou-se obrigatória n o ensino da educação básica. Mesmo com a obrigatoriedade, não houve muitas mudanças na prática tradicional desenvolvida. Somente com os ideais da Escola Nova  que começaram as mudanças: Começaram a valorizar a liberdade, auto expressão e criatividade.Com a influência do Behaviorismo, nos anos sessenta e setenta a arte já passa a ter um enfoque diretivo, ou seja,o aluno tem papel  neutro e imparcial.

A Escola libertadora foi um momento que influenciou bastante o ensino da arte. As idéias de uma educação libertadora de Paulo Freire, a autonomia de professores e alunos foi uma grande conquista para o modelo educacional brasileiro.

Arte é de suma importância para o homem, pois desenvolve sua criatividade, sendo assim a manifestação da criatividade do aluno.  De acordo com o Currículo em Movimento da Educação básica, o ensino de Arte deve ser de forma contextualizada e deve unir teoria e prática para que haja o desenvolvimento integral dos estudantes. O professor estimula a criatividade, a capacidade crítica , pesquisa sonora, possibilidades vocais e liberdade de expressão através de leitura de imagens, de teatro, música, danças e o contexto histórico da Arte. Tudo deve ser trabalhado não como uma forma imposta pelo professor. É preciso que o professor faça o aluno refletir sobre o trabalho educativo, valorizando a arte na educação como uma forma de comunicação para que haja de forma diferente e compreenda a sociedade em que vive.

A Educação Física tem uma grande significação no contexto educativo. Não pode ser vista como uma mera atividade física, ou lazer ou mesmo uma ocupação para a criança. O brincar possibilita a oralidade e escrita, saberes lógicos matemáticos, o desenvolvimento da memória e atenção. Os objetivos da Educação Física englobam domínios motores, cognitivos e afetivo-sociais. As atividades devem ser planejadas envolvendo o contexto sociocultural e interdisciplinaridade de forma articulada e não somente no cognitivo e corporal.

De acordo como currículo em movimento da Educação básica, os esportes, danças, lutas, jogos, ginásticas devem ser introduzidos de uma forma lúdica para que tenham a vivência em múltiplas expressões do movimento humano. É importante a valorização de cada atividade trabalhada, as atividades motoras individuais, permitindo a acesso as práticas corporais estimulando o estudante a ter consciência do seu corpo, de sua inserção social e o ampliamento do repertório motor.

Matemática

Segundo Carvalho (2010), a  Matemática surgiu pela necessidade do ser humano em resolver problemas seu cotidiano.  Os números naturais surgiram pela necessidade de contar e os irracionais pela necessidade de medir.

O ensino da Matemática foi evoluindo com o passar do tempo. Antes da década de 1960, era a Matemática tradicional, ensino mecânico de caráter decorativo. No início dos anos sessenta, coma Revolução Industrial,surge a Matemática Moderna:a própria ciência era o objetivo a ser ensinado, o ensino estava se preocupando mais com simbologias do que com as idéias.Na década de 1980, com a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática(SBEM): compreensão da relação entre ensino e aprendizagem.

O ensino da Matemática, conforme o Currículo em Movimento da Educação Básica deve estar voltado para a construção do conhecimento, deve ser aplicado de forma divertida e contextualizada para que o aluno forme seus próprios conceitos e tenha a capacidade de resolver problemas do seu cotidiano.  Na sala de aula o professor deve estimular os estudantes a pensar favorecendo a problematização trazendo situações que os provoquem e estimulem a buscar soluções e não mostrar como se faz. O papel do professor é desafiar o aluno a buscar soluções, a sua própria maneira para resolver tal problema, promovendo, assim, a sua autonomia. O trabalho em grupo favorece a troca de idéias e de diferentes soluções, assim, um aprende com o outro. O professor deve estar atendo ao avaliar os alunos. As Diretrizes de Avaliação da SEDF propõem uma avaliação de caráter formativo, onde cada um é avaliado individualmente no seu processo de aprendizagem. Esse processo de avaliação deve ser feito diariamente na forma do aluno falar, ou mesmo perguntar, se recusar a fazer determinada tarefa, registro no caderno, enfim, o professor faz esse tipo de avaliação observando tudo que acontece em sala de aula. Ficar sempre atendo aos “erros”. O professor deverá descobrir a natureza desse erro para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com