TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  5/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO - PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL I

Goiânia – GO

 Abril de 2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO - PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL I

Atividade entregue como requisito para conclusão da disciplina de Estágio na Educação Infantil, sob orientação da Tutora Presencial: Graciela Mesquita Tavares Leal e Tutora a Distância: Ana Paula da Silva Rodrigues Gaia.

INTRODUÇÃO

        O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

        O estagio foi realizado no Ensino fundamental I, que abrange de 1° ao 5° ano, diariamente observamos a rotina das crianças do 1° e 2° ano, notei grande dificuldade dos alunos quanto ao aprendizado, à maioria tanto do 1° quanto do 2° ano não são alfabetizados, isso dificulta muito a aplicação das matérias humanas, onde as professoras focam sempre em português e matemática, tornando a aula cansativa e pouco proveitosa por falta de interesse dos alunos. As mesmas acusam o sistema e os pais pelo fracasso na educação publica, alegando não poder fazer nada se não houver participação e interesse de todos os envolvidos, pois sozinhas não dão conta de fazer acontecer, o único recurso disponibilizado na escola é o quadro negro e o giz, as crianças costumam ganhar os livros, mas ate a data presente não tinham chegado.  

        A experiência mostrou a grande responsabilidade do ser professor, mediando o conhecimento de futuros cidadãos, pois é difícil fazer a diferença em meio a tanta dificuldade.  

        A regência foi desenvolvida com sucesso, tendo aprovação do grupo gestor, da professora e das crianças que participaram com interesse e disposição das aulas. Trabalhamos em cima do tema meio ambiente como nos foi pedido, de acordo a necessidade da turma, contamos historia, confeccionamos cartazes, aprendemos musica, fizemos apresentações, expomos os desenhos, falamos sobre a água e os animais em extinção no Brasil, um trabalho lindo e necessário, no inicio foi difícil por causa do comportamento dos alunos, mas no desenvolver das aulas todos participaram com muito interesse, conseguimos prender a atenção e alcançar os objetivos apresentados nos planos de aula.

        Foi muito gratificante ver as crianças buscando informações e se preocupando com os problemas que ocorrem no meio ambiente, tentando solucionar e melhorar o ambiente onde vivem.

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        O estágio foi realizado na Escola Hermínio Lemes, nas series iniciais do Ensino Fundamental 1° e 2° ano. O trabalho pedagógico é desenvolvido a partir dos eixos temáticos propostos pela Secretaria de Educação do município, o que não impede que a unidade busque outros temas para serem trabalhados dependendo da necessidade e considerando o contexto no qual está inserida. O planejamento é realizado de acordo com o calendário também sugerido pela Secretaria de Educação, de acordo com o tema ou quando há necessidade e conta com a participação da equipe técnica, professores e gestor. Os temas propostos são: Identidade e Autonomia, Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida e Cidadania.

        Iniciamos o estágio no 1º Ano, onde a turma contém 28 alunos dentre estes 12 são meninas e 16 meninos, com faixa etária entre sete e oito anos; a maioria é de família com baixa renda. A Professora se mostrou apreensiva, de início me apresentou aos alunos, explicando o motivo da minha presença ali, recebi as boas vindas dos alunos. A Professora mostrou domínio em relação aos conteúdos aplicados; os alunos se mostravam agitados. A turma apresentava níveis de aprendizagem diferenciados, e constatei que boa parte dos alunos ainda não sabia escrever, pois não conheciam todas as letras do alfabeto. O plano de aula semanal constava os seguintes temas: formação de palavras e interpretação de textos, numerais de 0 a 30. A sala é apertada para a quantidade de alunos. O conteúdo ministrado está de acordo com os PCNs e o Plano Anual da Escola.                                                                                                

        Na observação referente à turma do 2º ano também houve minha apresentação como professor estagiário e uma simpática recepção dos alunos. A turma é composta por 29 alunos: 18 meninos e 11 meninas, sendo uma delas especial e com faixa etária entre nove e dez anos. A maioria proveniente de família com baixa renda. Naquela semana trabalhou-se a produção de frases e pequenos textos, leitura oral, silenciosa, individual e coletiva, também dúzia, meia dúzia, dezenas, continhas de adição e subtração. A professora demonstrou domínio dos conteúdos que geravam entusiasmo de alguns, a maior parte dos alunos continha problema de indisciplina, pareciam não se importarem com nada. A Professora fazia questão de que todos participassem das aulas, a mesma se mostrava preocupada com o aprendizado de todos os alunos. O espaço físico da sala é apertado.

        As aulas de regência foram ministradas no 1° e 2° ano, a experiência em sala de aula, tanto observando, quanto regendo, foram imprescindíveis à formação. Todas as etapas do Estágio Supervisionado foram de suma importância e enriquecedoras para o aprendizado. No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (82.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com