TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO III – Ensino Fundamental II

Por:   •  5/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.187 Palavras (17 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 17

RAISA CAVALCANTI BRANDÃO RAMALHO

RA: 6751366804

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO III – Ensino Fundamental II

TAGUATINGA–DF

2014

RAISA CAVALCANTI BRANDÃO RAMALHO

RA: 6751366804

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO III – Ensino Fundamental II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental II.

TAGUATINGA – DF

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I:

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................11

3 – Plano de Aula.......................................................................................................13

4 – Regência..............................................................................................................13

Considerações Finais..............................................................................................15

Referências Bibliográficas......................................................................................16

Anexos.......................................................................................................................17

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Raísa Cavalcanti Brandão Ramalho

RA: 6751366804

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2014

Início do estágio: 03 / 11 / 2014

Término do Estágio: 17 / 11 / 2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/SEDF

Endereço: SBN QD 02 Bloco “C” Edifício Phenícia Brasília

Telefone: (61) 3901-3761

Responsável: Marcelo Aguiar – Secretário de Educação do Distrito Federal

I – INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão do Estágio no Ensino Fundamental II aqui apresentado foi realizado no Centro Educacional 14, situado na Área Especial EQNO 11/13, SN, Ceilândia, Brasília-DF, com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo dos seis semestres do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação à Distância.

Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho do coordenador pedagógico, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada no Ensino Fundamental II, em específico na Educação de Jovens e Adultos deste estabelecimento de ensino.

Nas observações em sala de aula foi registrada a prática docente no 1º seguimento da EJA do turno noturno, assim como o relacionamento entre professor- alunos e diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, tais como: roda de história, roda de conversas e música.

Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento semanal, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual da Escola. Em seguida, foi desenvolvida a aula, conforme o plano de aula elaborado.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporcionam ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente do Ensino Fundamental II.

II – DESENVOLVIMENTO:

  1. Observação e Interação.

O Centro Educacional 14, localiza-se na EQNO 11/13, área especial, Setor O, Ceilândia – DF e tem como entidade mantenedora a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Inaugurado em 10 de Outubro de 1978, antes nomeada Centro de Ensino de 1º Grau de Ceilândia passa a denominar-se Centro de Ensino Fundamental 14 de Ceilândia conforme a Portaria 129 de 19 de junho de 2000.

A escola possui 53 salas de aula, uma sala de vídeo, biblioteca, secretaria, sala de direção, sala dos professores, sala dos servidores, laboratório de informática, cantina com depósito de gêneros alimentícios, sala de depósito de materiais diversos, dois banheiros para alunos (um masculino e um feminino), quadra poliesportiva e dois banheiros para professores.

No primeiro dia em que cheguei para realizar a observação fui recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelos alunos da turma da 3º série do Primeiro Segmento. A escola escolhida para realização do estágio vem se destacando pelas habilidades de integrar os conteúdos das aulas às atividades extracurriculares, possibilitando a construção do conhecimento de forma mais atrativa: jogos pedagógicos, leitura e escrita, poesias, regionalismo e cultura, são aplicados para obter a atenção dos alunos para o ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com