TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DAS MEMORIAS ESCOLARES RELACIONADAS AS PRÁTICAS ARTISTICAS

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.812 Palavras (12 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 12

           [pic 1]

Universidade Centro de Educação á Distância

Disciplina: Arte , Criatividade e Recreação

Nomes: Vanda Batista da Rosa Silva RA:7982712285

Elaine Ferreira dos Santos RA:7957695239

Maiara Cintia Santos da Silva RA:7960704573

Taís Soares Pereira Costa RA: 7717623299

Título da Atividade:Relato das memórias escolares , relacionadas

 as práticas Artísticas

Nome do Tutor: Alexandra Pichel

Cidade: São José dos campos – SP

Data de Entrega: 25/09/2015

ETAPA 1

TEXTO: Relato das Memórias escolares relacionadas ás práticas Artísticas

Relato da aluna Vanda Batista da Rosa Silva

1°) Eu me lembro do meu primeiro dia de aula , na pré  – escola em 1984 , o meu primeiro contato com o sulfite , e o giz de cera , foi  incrível . A minha professora  se chamava Maria Angélica , era muito atenciosa , e as experiências com as músicas foram boas para a nossa formação.  

No ensino fundamental, gostava  muito de dobraduras , e pinturas com anilinas e guache sobre a lixa , recorte e  colagem.

[pic 2]Dobradura da Tulipa

[pic 3][pic 4][pic 5]

2º) Relato da aluna Elaine Ferreira dos Santos

Eu me recordo na minha época, á professora sentava na cadeira em frente á lousa, e

pedia para fazermos desenho livre , e recorte e colagem etc....

Também me recordo das bandeirinhas de festas juninas, que fazíamos  e os balões de festas juninas, gostávamos muito de ajudar a professora .

[pic 6]

3 °) Relato da aluna Maiara Cintia Santos da Silva

As aulas de educação artística eram sempre muito divertidas, sempre fazíamos atividades diferentes, gostava muito de fazer painéis de mãos usando tinta guache e pintar desenhos feitos.

Me recordo, de uma aula onde fizemos arte com macarrão colorido e com um cordão fizemos um colar , que levei para casa para dar de presente para minha mãe.

                  [pic 7]   

4 ° ) Relato da aluna Taís Soares Pereira Costa

Eu me lembro dos desenhos com cola colorida e garrafas plásticas ao qual fizemos um brinquedo  vai – vem .  Me recordo de um  quadro que fizemos com barbante , e tinta guache . O que eu mais gosto das aulas de arte é a pintura aquela liberdade de expressão de passarmos para o papel aquilo que imaginamos e pensamos a nossa criatividade.

   

                                          [pic 8]

Passo: 2

O modelo educativo vivenciado pelo nosso grupo, favoreceu a linguagem oral e verbal, expressão corporal , percepção visual e cognitiva . Na nossa época de pré  -escola não tínhamos muitos recursos, como jogos didáticos e brinquedos e parque .

Hoje as pré  – escolas tem conforto  como jogos didáticos e brinquedos , quadra e      parque e merenda . Não tínhamos variedades de papéis como papel canson, papel color set etc..

Devemos trabalhar a arte como contribuição para a construção conhecimento sensível da criança, contribuindo também para o olhar desta, ajudando a ampliar suas leituras de mundo. O professor deve propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem, ajudando a ampliar suas leituras de mundo. As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar, é assim que elas se expressam, utilizando sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando o novo, o inusitado, o novo, o diferente. As crianças revelam-se por meio de manifestações expressivas, cabendo aos professores oportunizar a elas, momentos de criação, compreensão, imaginação e ressignificação. É fundamental que o professor observe os limites da criança na arte de desenhar e compreenda também a importância de a criança criar seu desenho e titulá-lo livremente, sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim, que estes modelos prontos interfiram no imaginário da criança. É de extrema importância que o professor disponibilize materiais diversos como: argila, papel, isopor, tinta, sucata e deixe que ela descubra as diversas utilidades que eles têm, tendo liberdade para inventar coisas que para o professor muitas vezes não tem significado, mas que para a criança faz muito sentido. O professor tem que fazer parte do processo de descoberta da criança, desprezando os estereótipos e abrindo a mente para novas ideias e novos materiais, não só entendendo, mas vivenciando as linguagens da arte com a criança. Como o grupo chegou à conclusão de que é necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, possibilitando atividades de leitura para que além do fascínio das cores, formas e ritmos, ela possa compreender a analisar como a linguagem visual se estrutura, podendo assim, pensar criticamente sobre as imagens. Acreditamos que a escola deve ir além das vivências artísticas com as quais está acostumada, devendo ajudar a criança a conhecer outras épocas históricas, outras culturas, outras formas de expressão, cabendo a nós, como professores, fazer com que a criança compreenda o mundo em que está inserida, situando-a em diferentes contextos socioculturais.

TEXTO: QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

 Arte é a expressão da vida, que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano.

 A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o individuo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites, tornando-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.

 A Arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A ação educativa da Arte, tem como objetivo, a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formação de cidadãos que possam intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social. O uso da Arte na Educação aponta para um cenário em que as respostas moldadas e impermeáveis não podem mais ser seguidas por pontos finais. Devem sim, serem levadas para “seres humanos pensantes”, que possam reconstruí-las e adaptá-las às suas realidades e às suas necessidades. A Arte na Educação, busca a intensificação do interesse por novas criações, pela reflexão e pelo desenvolvimento de uma capacidade crítica, visando a formação de sujeitos ativos e autênticos. É exatamente neste sentido que a Arte na Educação atua como veículo de transformação e um canal para o vislumbre de novas possibilidades, novos horizontes. O aluno deve ser trabalhado na sua totalidade: corpo mente e espírito, pois através deste processo, ele automaticamente vê a razão sob uma nova ética. Na verdade, a inserção da Arte na Educação, propõe uma releitura integral e profunda do processo de aprendizagem, e não apenas de forma verborrágica. Educar com Arte, significa educar através do contato com o outro, do despertar dos sentimentos e da troca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (555.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com